Boato sobre covid no BBB é obra de bolsonaristas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) formalizou um pedido na Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro para que os participantes do programa Big Brother Brasil, da TV Globo, sejam testados “urgentemente” contra a covid. A parlamentar cobrou uma atitude da emissora após usuários das redes sociais notarem que alguns participantes apresentam sintomas da doença. Após o anúncio do requerimento, a hashtag “#GloboTestaBBB” ganhou popularidade no Twitter.

Como evidenciado pelo perfil de Zambelli nas redes sociais, a petição ganha contornos políticos na medida em que é usada para suscitar provocações à forma como a emissora noticia ações do governo de Jair Bolsonaro (PL). A parlamentar compartilhou a publicação de um empresário argumentando que a TV Globo deveria ser pressionada a divulgar os resultados dos exames para ser coerente, segundo ele, com a linha editorial de seus programas jornalísticos. A emissora já era alvo comum de bolsonaristas, que costumam compartilhar #GloboLixo com frequência.

Na avaliação da cientista política Tathiana Chicarino, professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), a atitude da deputada faz parte de uma estratégia comum dos políticos na era da internet. Graças às redes sociais, as campanhas se tornaram permanentes, fazendo com que os parlamentares sejam instigados a mostrar serviço de forma constante.

“É comum pegar esses assuntos que estão ‘bombando’ e usar como estratégia para estar sempre com a sua imagem repercutindo na rede”, afirma Tathiana.

No caso dos bolsonaristas, como assinala a professora, “mostrar serviço” é agir para fortalecer a imagem de uma identidade coletiva. Tathiana salienta que é uma característica dos apoiadores do presidente a busca por contradições na mídia, sobretudo no que diz respeito à pandemia. “Para eles, é um fator de coesão do grupo: se reunir em torno de tudo aquilo que os coloca na situação de observar contradições de quem é considerado um opositor”.

Embora cobre que os participantes do programa sejam testados, Zambelli nunca teve participação ativa na formulação de políticas públicas de combate à pandemia. Ela, na verdade, é expoente do movimento antivacina e uma das defensoras do chamado “tratamento precoce”, conjunto de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença. A deputada, inclusive, é autora de um projeto de lei para proibir a exigência de passaporte sanitário no País.

Como observado por Tathiana, não é a primeira vez que bolsonaristas entram nos “temas quentes” do momento para incluir o nome do presidente da República no debate. Nesta quarta-feira, 2, o próprio chefe do Executivo fez uma publicação em apoio ao podcaster americano Joe Rogan, que tem sido muito criticado nos últimos dias por promover desinformação sobre a covid em seu programa no Spotify. Na contramão de artistas como Joni Mitchell e Neil Young, que cortaram laços com a plataforma devido à controvérsia, o mandatário brasileiro saiu em defesa do que classificou como “liberdade de expressão”.

Recentemente, a deportação do tenista Novak Djokovic pelo governo australiano, motivada pela recusa do atleta em apresentar comprovante de vacinação contra a covid, também movimentou perfis de políticos bolsonaristas nas redes. Apoiadores do presidente passaram a ver no atleta um exemplo a ser seguido em defesa do que classificam também como liberdade. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (Patriota-RJ) chegou a fazer uma publicação elogiosa chamando o sérvio de “líder mundial” antivacina.

A TV Globo foi procurada para comentar o requerimento de Zambelli, mas ainda não se manifestou.

Estadão 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf