Bolsonaro é fã de baboseiras pseudocientíficas via Spotfy

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos / Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro publicou uma mensagem de apoio ao apresentador americano Joe Rogan, envolvido em uma polêmica nos Estados Unidos por espalhar desinformação sobre a Covid-19. Rogan, que apresenta o podcast mais ouvido no Spotify, tem sido o centro de um boicote de artistas à plataforma em razão de diversas alegações falsas sobre vacinas e a doença.

Desde o ano passado, o apresentador já disse que a vacina seria “terapia genética” e recebeu um convidado que divulgou uma teoria conspiratória de que as pessoas estariam sendo hipnotizadas para acreditar na doença.

— Não sei o que o Joe Rogan acha de mim ou do meu governo, mas não importa. Se liberdade de expressão significa alguma coisa, significa que as pessoas devem ser livres para dizer o que elas pensam, não importa se elas concordam com discordam de nós. Fique firme. Abraços do Brasil — escreveu o presidente.

Segundo auxiliares do presidente ouvidos pelo GLOBO, o posicionamento de Bolsonaro ocorreu porque o preisdente e o governo têm se posicionado contra a chamada “cultura do cancelamento”. Assessores destacaram que o presidente tomou a mesma atitude também com críticos brasileiros de seu governo, como o comediante Danilo Gentilli.

Joe Rogan apresenta o podcast mais ouvido no Spotify e, em 2020, fechou um acordo multimilionário com a plataforma para divulgar seu programa apenas no aplicativo. Embora diga que não seja contra as vacinas, o apresentador fez diversas afirmações falsas sobre os imunizantes.

A polêmica fez com que a empresa perdesse mais de US$ 2 bilhões em valor na Bolsa de Valores de Nova York.

No último mês de dezembro, o apresentador Joe Rogan recebeu um convidado em seu podcast no Spotify que espalhou desinformação sobre vacinas e chegou a dizer que as pessoas estavam “hipnotizadas” para acreditar em fatos sobre a Covid-19. Após o caso, o músico Neil Young deu um ultimato e afirmou que retiraria suas músicas do serviço de streaming caso Rogan continuasse no ar, e foi justamente o que aconteceu. O artista foi seguido por outros nomes da cena musical, como Joni Mitchell e, mais recentemente, Graham Nash, cantor e guitarrista que fez parte do grupo Crosby, Stills, Nash & Young.

Em agosto do ano passado, por exemplo, disse que as vacinas da Pfizer e da Moderna seriam “terapia genética”, sugerindo que vacinas como a da Pfizer, que utilizam a tecnologia mRNA, funcionariam com base em alterações genéticas, o que não é verdadeiro.

Rogan também já disse no seu programa que não recomendaria para um jovem que tomasse a vacina, assim como também espalhou a informação, falsa, de que a chance de que um jovem desenvolva miocardite, uma anomalia no coração, seria a mesma caso ele tome a vacina ou seja infectad com Covid-19. Essa informação também é falsa.

Apesar de espalhar informações falsas, Rogan angariou uma série de seguidores, alguns deles famosos. O jogador de futebol americano Aaron Rodgers, do Green Bay Packers, por exemplo, admitiu que não teria se vacinado após ouvir aos programas de Joe Rogan.

O Globo

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf