Bolsonaro quer tornar Putin único líder mundial “amigo”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

No Ocidente conhecido como Vladimir Vladimirovitch Putin, ou simplesmente Vladimir Putin, exerce um inegável fascínio sobre governantes autoritários. Não por seu carisma, que é ralo, mas pelo poder que concentra em suas mãos e a forma como o exerce em toda a sua plenitude.

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, nunca negou sua admiração por Putin. Nem Jair Bolsonaro, que hoje voa a Moscou ao seu encontro. Trump se deu bem com Kim Jong-um, o ditador da Coreia do Norte. Bolsonaro sempre ataca Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, mas inveja sua força.

Maduro, esse sim tem um Exército para chamar de seu, e tão corrupto quanto ele. Aqui, o Exército ajudou Bolsonaro a se eleger, ajuda-o a governar, e à falta de outro nome, em outubro digitará 22 na urna para derrotar Lula. 22 é o número do PL, partido alugado por Bolsonaro para ser candidato.

Amanhã, Olaf Scholz, o novo chanceler alemão, se reunirá com Putin em Moscou para lhe dar um duro recado: se a Rússia invadir a Ucrânia, a reação do Ocidente será ampla e imediata. Cerca de 130 mil soldados russos pesadamente armados cercam a Ucrânia. A invasão poderá acontecer a qualquer momento, ou não.

Bolsonaro torce para que não aconteça nas 24 horas em que ele estiver por lá. Não viaja em missão de paz, mas unicamente interessado em posar para fotos ao lado de Putin e quebrar o isolamento internacional em que vive. As fotos, vídeos e tudo mais que traga serão usados em sua campanha. É o que importa.

De Moscou, Bolsonaro vai a Budapeste, capital da Hungria. Ali, o primeiro-ministro Viktor Orbán é a referência planetária da extrema-direita. Orbán define o seu regime como uma “democracia iliberal” — de exaltação nacionalista e limitação das liberdades individuais. Ele veio à posse de Bolsonaro em 2019.

A Europa mantém as portas fechadas para o presidente do Brasil. O presidente norte-americano Joe Biden não faz a menor questão de recebê-lo na Casa Branca. Embora convidado, Bolsonaro negou-se a ir à posse do presidente recém-eleito do Chile, um esquerdista moderado. As relações do Brasil com a Argentina esfriaram.

Em outubro último, a Eurasia Group, uma das maiores empresas de consultoria de risco político do mundo, anunciou que Bolsonaro tinha grandes chances de disputar o segundo turno das eleições deste ano. Em relatório divulgado na semana passada, ela informou que Lula tem 70% de chances de se eleger presidente.

Metrópoles 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf