Bolsonaro trata Guedes na base do “morde-assopra”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Andre Borges/NurPhoto/Getty Images

O ministro da Economia, Paulo Guedes, não vive seu melhor momento no governo. Enquanto trabalha nos bastidores na tentativa de salvar sua agenda, o fogo amigo vem de várias frentes no governo. Os afagos, também. Guedes vem sofrendo com o enxugamento de suas atribuições, direcionadas ora para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ora para o da Casa Civil, Ciro Nogueira, ora para o Trabalho, de Onyx Lorenzoni. Mas mantém-se confiante — ou pelo menos é isso que deixa transparecer aos aliados.

Ele, agora, bate na tecla de que vai conseguir aprovar uma reforma tributária e dar vazão às privatizações ainda este ano, algo que tenta desde 2019. A meses da eleição, ele defende que o andamento de sua agenda é fundamental para atrair de volta o eleitor menos, diga-se, ferrenho do presidente Jair Bolsonaro e o mercado — que já olha com menos repulsa até mesmo para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Em meio às pressões e ao derretimento de sua agenda, Guedes ganhou um afago do presidente Bolsonaro nesta semana.

“Apesar de todos os problemas, graças a Deus, o Brasil na economia vai bem e eu fico feliz com isso por estar à frente do Executivo e ter pessoas maravilhosas ao meu lado realmente comprometidas com o destino da nossa nação”, disse Bolsonaro em um evento público. “Falar em economia, Paulo, você fala melhor do que eu, obviamente né? Eu costumo dizer que eu entendo tanto de economia quanto você de política. Então, nós somos um casal perfeito, eu não entro na área dele, ele não dá peruada na minha área. Ele dá cada peruada que você cai para trás”, disse o presidente.

Mas nem tudo são flores. Aos secretários, Guedes diz-se confiante com o desenho das diretrizes econômicas de um eventual segundo mandato de Bolsonaro, mas vem enfrentando resistências públicas e privadas. Uma ala significativa do PL, partido de Bolsonaro, torce o nariz para o ministro e defende que Guedes é nocivo para as intenções eleitorais do presidente. Esse discurso encontra coro em ministros palacianos, que sopram aos ouvidos do presidente que Guedes mais atrapalha do que ajuda. O ministro resiste e, ainda, tem a confiança de Bolsonaro — mas cada dia menos.

Bolsonaro vê em Guedes a última ponte a parte dos eleitores que o elencaram à Presidência da República, mas o próprio ministro admite que o apoio caiu “de 90% para 60%”. Apesar de estar empenhado em estar com Bolsonaro para eventuais quatro anos mais, membros do próprio ministério admitem que ainda não há sinalização formal de que Guedes responderá pela agenda durante as eleições — talvez, nem num segundo mandato. Em entrevista ao jornal O Globo, o filho mais velho do presidente, Flavio Bolsonaro, tergiversou e colocou nas mãos de Guedes a permanência.

“Eu não sei se ele seguiria no cargo em um segundo governo. Depende da disposição dele, que é cansativo”, disse. “Se ele quiser continuar dando sua contribuição, o presidente Bolsonaro vai indiscutivelmente topar na hora, mas não sabemos os planos pessoais dele”, afirmou. Não é bem assim. Guedes sabe que seu papel envolve ser o “burocrata malvado” no governo, enquanto a ala política sorri e provém benesses eleitoreiras. “Eu sou o chato que barra, e tenho que ser. Ministro da Economia não pode ser visto como o bonzinho que dá dinheiro”, afirmou em uma reunião com Bolsonaro e ministros.

Veja 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf