Bolsonaro visita país com o qual Brasil tem pouquíssimas relações

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Maxim Shemetov/AFP

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Budapeste, capital da Hungria, na manhã desta quinta-feira, 17. O principal compromisso da agenda do presidente brasileiro é um encontro com o primeiro-ministro Viktor Orbán, líder de extrema direita que comanda o país desde 2010.

Antes da reunião, Bolsonaro vai depositar flores em um monumento erguido em homenagem aos heróis húngaros. Como ocorreu na Rússia, o mausoléu é dedicado aos combatentes que lutaram pelo país durante o período do regime comunista. Perguntado sobre o fato de depositar flores no túmulo de quem defendeu esse tipo de governo, como ocorreu também na Rússia, o presidente foi categórico: “Soldado é soldado”.

Outro compromisso previsto na agenda da missão diplomática brasileira é uma visita ao presidente do país, János Áder.

O Brasil tem poucas relações comerciais com a Hungria e a visita de Bolsonaro se presta muito mais a objetivos políticos, tendo em vista que o Orbán é considerado um dos líderes de uma aliança informal de extrema direita que o governo se esforça para formar. No cenário internacional, o bloco conta ainda com o presidente da Polônia, Andrezj Duda, e o ex-presidente americano, Donald Trump.

Ao longo de quase onze anos de governo, Orbán tomou medidas para controlar o judiciário e o parlamento da Hungria, radicalizando contra a oposição e impondo leis contra minorias, principalmente os homossexuais. O governo do primeiro-ministro se orgulha de ser a primeira “democracia anti-liberal” da Europa, o que rendeu conflitos no parlamento da União Europeia e até a proposição de sanções por outros estados-membros.

Internamente, Orbán enfrenta dificuldades. O premiê ira concorrer a mais uma reeleição em abril, mas tem encontrado mais dificuldades do que o habitual. Seu adversário Peter Márky-Záy, um conservador independente, tem chances reais de vitória. Nas pesquisas, Orbán aparece apenas 3 pontos percentuais á frente de Zay.

Bolsonaro fez questão de manter a visita, mesmo após tomar conhecimento do desastre em Petrópolis, que matou mais de cem pessoas e deixou muitas famílias desabrigadas. A avaliação interna do Planalto é que o presidente precisa manter sua base mais radical mobilizada para as eleições de outubro. Bolsonaro planeja visitar a região atingida pelas chuvas na sexta-feira, após o seu retorno ao Brasil.

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf