Bolsonaro volta a ameaçar STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

Em meio a mais uma crise com o Judiciário, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a enviar indiretas ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (2/2). Durante evento sobre a mudanças na prova de vida do INSS ocorrido no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo afirmou que atua para que o Brasil não se converta numa ditadura e criticou que há pessoas de outros Poderes “conscientes”, mas que, a respeito de uma minoria, “não sabe o que pensam”.

“Geralmente quem leva um país para a ditadura é o chefe do Executivo. No Brasil é o contrário: quem segura o Brasil para não caminhar rumo à Venezuela é o chefe do Executivo. Tem muita gente de outros Poderes conscientes. Alguns poucos, não sei o que pensam”, apontou.

Sem citar nomes, Bolsonaro então completou que cada vez mais exigirá que “o outro lado jogue dentro das quatro linhas da Constituição”.

“Mas vamos fazer a nossa parte, vamos nos empenhar. Vamos cada vez mais fazer valer a força da nossa Constituição. Nós jogamos dentro das quatro linhas [da Constituição]. Vamos cada vez mais exigir que o outro lado, alguns poucos do outro lado, pouquíssimos, joguem dentro das quatro linhas”.

Ontem, em comentário semelhante, a apoiadores, Bolsonaro criticou medidas em meio à pandemia e disse que “é possível ganhar a guerra dentro das quatro linhas”. “A gente está jogando dentro das quatro linhas. Tem gente que fica chateado: ‘Tá jogando dentro das quatro linhas’. Estou. Dá para ganhar essa guerra, vamos ganhar essa guerra dentro das quatro linhas”, disse.

Na mesma data, durante o discurso da sessão de abertura do ano judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, pediu tolerância e estabilidade em meio ao ano eleitoral de 2022 e fez ponderações sobre como a política e as eleições despertam paixões “acerca de candidatos, de ideologias e de partidos”, mas destacou não haver mais espaço para “violência contra as instituições públicas”.

A mensagem é um recado direto ao presidente que, ao longo de todo o ano passado insurgiu críticas contra as decisões e membros da Corte e ainda colocou em dúvida o pleito eleitoral. O magistrado afirmou ainda que a democracia não deve dar lugar a disputas baseadas no “nós contra eles”.

O recado de Fux veio em meio a mais uma crise entre o chefe do Executivo e o Supremo, uma vez que Bolsonaro faltou ao depoimento que deveria prestar à Polícia Federal (PF) no âmbito das investigações sobre supostos vazamentos de documentos sigilosos em relação a um ataque hacker aos servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em razão da pandemia, o evento ocorreu por meio de videoconferência e também não contou com a presença do chefe do Executivo, que enviou uma mensagem justificando a ausência. Ele enviou uma mensagem de cumprimento a Fux, relatando sobrevoo às áreas atingidas pelas fortes chuvas em São Paulo.

Também ontem, o ministro Luís Roberto Barroso, que além de membro do STF é presidente do TSE, afirmou que Bolsonaro facilitou a exposição do processo eleitoral brasileiro a ataques de criminosos.

Correio Braziliense

 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf