Bolsonaro volta a apelar à facada para se vitimar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriela Biló/Estadão

O presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou em suas redes sociais um vídeo ‘inédito’ em que ele alega ter sido gravado após o episódio da facada em 2018. O conteúdo foi veiculado em meio às críticas que o chefe do Executivo tem recebido sobre sua viagem à Rússia, que vive uma escalada de tensão com a Ucrânia.

No vídeo, Bolsonaro fala por cerca de 3 minutos sobre o ocorrido: “Adianto a todos que eu me preparava para um momento, porque você corre riscos”, disse. O presidente também agradece sua família, médicos e seguidores. “Obrigado, Brasil! Estamos juntos!”, finaliza. Entretanto, mesmo com o discurso realizado, o presidente alega que não se recordava de ter dito as palavras e nem de ter sido gravado.

– Não me lembrava de ter falado após acordar da 1a. cirurgia na Santa Casa de Juiz de Fora/MG, e nem sabia que esse vídeo existia. Noite do dia 06 ou já madrugada de 07 de setembro de 2018.

– “Todos nós temos uma missão aqui na terra…” pic.twitter.com/5hljrx3Klj — Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 14, 2022

O presidente, na época candidato à Presidência, foi ferido no dia 6 de setembro de 2018, durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Naquela altura da disputa eleitoral, ele liderava as pesquisas de intenção de voto, mas enfrentava alta rejeição e era atacado pelos oponentes.

O atentado mudou os rumos da campanha eleitoral em dois sentidos, segundo especialistas ouvidos pelo Estadão. O primeiro é que, aconselhados por seus marqueteiros, os demais candidatos seguraram suas críticas e ataques contra Bolsonaro, pois não queriam aparecer atacando um concorrente que lutava por sua própria vida. O segundo ponto é que a facada gerou uma comoção imediata. A população sentiu-se empática com a situação, o que elevou a popularidade de Bolsonaro na época.

O presidente ainda não bateu o martelo sobre a liderança da sua equipe de marketing para as eleições de 2022, mas é certo que o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) seguirá como principal estrategista para as mídias sociais. Ao filho “zero dois” é atribuída a campanha vitoriosa do presidente nas mídias em 2018.

Por influência da ala política do governo, no entanto, o chefe do Executivo avalia e conversa com marqueteiros sugeridos por ministros e por Valdemar Costa Neto, mandachuva do PL. Um dos cotados para assinar os programas do presidente é o publicitário Duda Lima, ligado a Costa Neto.

Estadão 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf