Brincadeiras do BBB invadem política na internet

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Desde que teve início, no último dia 17, políticos têm aproveitado a audiência do programa Big Brother Brasil 22, da TV Globo, para fazer publicações nas redes. Montagens com momentos do reality show, brincadeiras com as dinâmicas do jogo e paralelos ao cenário político brasileiro fazem parte das postagens que carregam críticas e buscam atrair o público jovem nas redes sociais.

Uma delas foi feita pelo pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, que vem adotando diversas estratégias digitais em sua campanha ao Palácio do Planalto, como a série de lives Ciro Games. Nesta quinta-feira, dia em que acontece a “prova do líder” no BBB, o pedetista publicou um vídeo no Twitter com as expressões “Plantão BBB” e “O Brasil tá vendo!”, utilizadas no reality

Junto ao vídeo, Ciro brincou com a dinâmica de provas que acontece durante a semana e fez uma comparação crítica com os últimos anos da política no país. Nomes como dos ex-presidentes Lula e Dilma, do PT, Michel Temer (MDB) e do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), apareceram como participantes.

“HOJE TEM PROVA DO LÍDER: Lula não vetou Dilma na prova e ela colocou o país na xepa. Temer usurpou o quarto e todos perderam direitos e estalecas. Aí veio Bolsonaro e indicou os brasileiros pro castigo do monstro. Agora tá todo mundo no paredão! O Brasil tá vendo ! Sinal de mão fechada #BBBDoCirão”, escreveu o presidenciável.

 

Já na terça-feira, um dia após o “jogo da discórdia” no reality, quando os participantes precisaram associar os nomes de outros jogadores a determinadas categorias, a ex-senadora Marina Silva (Rede) fez uma montagem da brincadeira e publicou em suas redes sociais.

Nela, os jogadores do BBB 22 foram substituídos por temas da política, como “voto impresso”, na categoria “não faz falta”; “centrão”, na opção “medo de se comprometer” e “Bolsonaro” em “não é confiável”.

 

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) também publicou uma reprodução do jogo em sua rede social, em que trocou o elenco do programa por políticos. Na montagem, Bolsonaro, Lula e o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência, João Doria (PSDB), aparecem na categoria “não é confiável”. Já Dilma, Marina e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) foram colocados na opção “não faz falta”.

 

Outro político que constantemente faz publicações com paralelos do programa ao cenário em Brasília é o deputado federal Túlio Gadelha (PDT-PE). Em suas postagens mais recentes, o pernambucano comparou Lula e Bolsonaro aos participantes Arthur e Rodrigo, respectivamente, ao comentar sobre as próximas eleições presidenciais. Rodrigo foi eliminado na última terça-feira com 48,45% dos votos.

“Rodrigo tá insuportável. Isso não é ansiedade, é paranoia. Atormentado e com mania de perseguição, desse jeito, só Bolsonaro. Resultado: reprovado por 63% da população. #bbb22”, escreveu o parlamentar. Em outra publicação, afirmou que “Arthur tá crescendo no jogo. Parece Lula nas pesquisas. Errou no passado, mas tem acertado no presente e se tornado uma promessa pro futuro. #bbb22”.

 

Já no início do BBB 22, Doria apareceu em uma publicação da página do PSDB no Twitter que fez uma brincadeira com a imagem oficial de divulgação dos novos participantes que iriam entrar no reality show.

Na montagem, Doria aparece como um dos novos “brothers” — como é chamado o elenco do programa — junto às informações “João”, “64 anos”, “São Paulo” e “Pai da vacina”. A associação do tucano à imunização contra a Covid-19 no Brasil é uma das principais estratégias adotadas pela campanha de Doria, que busca relembrar o papel do governador nas negociações da primeira vacina aplicada no país, a CoronaVac.

 

Na mesma época, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e a ex-candidata à vice-presidência Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) compartilharam uma montagem parecida, mas que carregava informações sobre o presidente Jair Bolsonaro. Junto ao nome e a idade do mandatário, vinha a frase “pior presidente da história do Brasil”.

Na publicação, Sâmia ironizou o processo de votação e eliminação do BBB e escreveu: “E vamos de mutirão pra eliminar? #ForaBolsonaro”, brincando com uma estratégia utilizada por clubes de fãs que consiste em realizar um esforço coletivo para conseguir retirar determinado participante da casa. A mesma ironia foi feita por Manuela, que escreveu: “Quem mais tá ansioso pra eliminar? #ForaBolsonaro”.

 

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf