Candidaturas políticas tomam o TikTok

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Foto: Reprodução

Para além das dancinhas, desafios e dublagens, com o crescimento do TikTok no Brasil, cada vez mais políticos têm aproveitado o sucesso da rede social para aumentar sua popularidade com um público muitas vezes distante do tema: a Geração Z. Nascidos a partir de 1996, eles são a maioria dos usuários do aplicativo e representam cerca de 12% do eleitorado brasileiro, segundo o TSE. Nomes como o presidente Jair Bolsonaro (PL), o pré-candidato ao Palácio do Planalto Ciro Gomes (PDT), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) são alguns conhecidos na plataforma que já acumulam dezenas de milhares de seguidores.

Os últimos dados sobre a demografia da rede têm mostrado um crescimento na parcela de adultos que entram na plataforma. Considerando que 32% do eleitorado brasileiro têm até 34 anos, políticos que pretendem disputar um cargo nas eleições deste ano se movimentam no aplicativo.

Bolsonaro está em ascensão no TikTok. Em pouco mais de um mês, passou de 400 mil seguidores para mais 740 mil, número considerado alto entre a classe política. O perfil oficial, entretanto, ainda se dedica a compilar trechos de entrevistas, falas oficiais e declarações de suas lives, e aos poucos, ganha a roupagem da rede, misturando músicas de fundo características, cortes rápidos e conteúdos de humor.

Os políticos com maior alcance na rede social chinesa se destacam por promoverem conteúdos feitos “sob medida” para a plataforma. Um parlamentar que surfou na onda foi Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Aproveitando o destaque obtido como vice-presidente da CPI da Covid, o senador tem uma boa visibilidade, com cerca de 72 mil seguidores e vídeos que chegam a mais de 400 mil visualizações.

Entre as postagens de sucesso se destaca uma da série “Contra-ataque”, em que Randolfe rebate com humor publicações compartilhadas com notícias falsas sobre ele. Em uma delas, com 407 mil visualizações, mostra um vídeo em que supostamente estaria nadando numa piscina de máscara. O senador desmente a história e brinca: “Primeiro, eu gostaria de ter um cabelo tão pretinho daquele jeito, gostaria ainda de ter aquela juventude. Em segundo lugar, segredinho para vocês, eu nem nadar sei”.

Freixo no TikTok

O deputado federal e pré-candidato ao governo do Rio Marcelo Freixo (PSB) já possui mais de 50 mil seguidores, e compartilha trechos de participações em podcasts, com um destes vídeos tendo ultrapassado 200 mil visualizações. Em outra publicação, com mais de 100 mil visualizações, desmente a informação de que supostamente quer desarmar a Polícia Militar.

Outros políticos na rede com pretensões eleitorais são os pré-candidatos à Presidência Ciro Gomes (PDT), com cerca de 56 mil seguidores, e ao governo de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), com cerca de 88 mil. Enquanto o pedetista tem apostado na replicação de trechos de sua série de transmissões ao vivo, o “Ciro Games”, Boulos continua uma estratégia que teve início nas eleições municipais de 2020 com o quadro “Café com Boulos”, em que comenta a política brasileira e lê comentários de usuários das redes.

O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), que deve se candidatar à reeleição, também criou um perfil na rede social em que compartilhava momentos do seu dia a dia, como dicas de exercícios físicos, ações do governo e até mesmo cenas do mandatário na cozinha preparando um café da tarde. Zema chegou a acumular cerca de 34 mil seguidores na rede, mas não publica novos vídeos desde agosto de 2021.

Carla Zambelli no TikTok

Nomes como os deputados federais Carla Zambelli, com cerca de 72 mil seguidores, Arthur do Val, com 144 mil, Gleisi Hoffmann, com 82 mil, Joice Hasselman, com 23 mil, e o presidente do DEM e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, com 30 mil, também estão no TikTok.

O investimento dos políticos no aplicativo não é à toa. Segundo a Bytedance, empresa que controla a plataforma, o TikTok bateu 1 bilhão de usuários no mundo no último ano, somatório que não inclui os números da versão chinesa da rede social, chamada Douyin. Além disso, o aplicativo foi o mais baixado na loja da Apple em 2021, e 60% do seu público têm entre 16 e 24 anos, de acordo com dados da Wallaroo Media baseados nos Estados Unidos.

Aqui, não é diferente. Uma pesquisa da consultoria alemã Statista mostrou que o Brasil é o segundo país em que a população mais usa o TikTok no mundo, atrás apenas da China, país de origem do aplicativo. O levantamento mostrou que cerca de 40% dos brasileiros afirmaram já ter usado a rede social.

O ‘feed’ mostrado pelo TikTok em sua página inicial se difere de outras redes sociais, não exibindo um conteúdo baseado nas pessoas em que o usuário segue, mas naquilo que o algoritmo considera interessante para ele. Especialista em marketing político e professor da ESPM, Marcelo Vitorino destaca a importância do TikTok como elo para chegar ao público entre 16 e 35 anos, e salienta que é crucial adotar uma linguagem adequada ao espaço para conseguir “furar a bolha”.

— A exibição do conteúdo é baseada naquilo que está tendo bons resultados. Então isso muda bastante a força da rede social quando você quer falar com eleitores. Porque se você tiver um bom conteúdo, independente das pessoas te seguirem ou não, ele pode chegar até eles — explica.

Randolfe Rodrigues exibe imagem da campanha de 1998

Randolfe Rodrigues, por exemplo, adotou uma tática típica dos “tiktokers”: postar nos vídeos áudios da própria plataforma que estejam viralizando — o recurso faz com que o algoritmo entregue a publicação a mais usuários. Sua postagem de maior alcance, com 577 mil visualizações, exibe uma foto dele quando se candidatou a deputado estadual, em 1998, com 22 anos. O áudio utilizado na publicação — ao som de “Monkeys Spinning Monkeys” — foi incluído em mais de 24 milhões de postagens na rede, o que ajudou no desempenho do vídeo do senador, ainda que nada tenha a ver com o assunto.

Outra característica diferente das outras redes, como Facebook e Instagram, é que não há uma ferramenta que permita ao usuário impulsionar suas postagens. Sem essa funcionalidade, o trabalho de “agradar” o algoritmo para ganhar o público precisa ser feito de forma orgânica, ressalta Vitorino.

O crescimento do aplicativo levou o Tribunal Superior Eleitoral e o TikTok no Brasil a formalizarem, em 2020, uma parceria para o combate à desinformação no aplicativo durante as eleições. Com isso, a rede passou a integrar um grupo com outras plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp, Instagram e Google, que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação, do tribunal. Assim, a rede se compromete a, por exemplo, ter um canal direto com o TSE para receber denúncias de divulgação de conteúdos que ofereçam risco à integridade das eleições, como notícias falsas.

O Globo 

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O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

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