Chapa Lula-Alckmin será oficializada mês que vem

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Mesmo ainda com alguns focos de resistência no PT, principalmente em São Paulo, aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cravam que o petista deve anunciar até o fim de março a chapa presidencial com o ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido) ocupando a vice.

De acordo com interlocutores, o “casamento” Lula-Alckmin está sacramentado. “Não tem mais volta. Ele (Alckmin) só não será o vice de Lula se não quiser, o que é bem difícil”, avaliou um parlamentar petista muito próximo ao ex-presidente.

Os impasses regionais envolvendo o PSB, sobretudo em São Paulo, e a possibilidade de novas alianças nacionais com partidos do centro, a exemplo do PSD, têm atrasado o anúncio oficial. Inicialmente, havia a perspectiva de que todas as pontas dos arranjos eleitorais estivessem amarradas até o fim deste mês.

Lula e Alckmin jantaram no fim do ano: aliados do ex-presidente cravam que o petista deve anunciar até o fim de março a chapa dos dois — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Uma ala expressiva do PT ainda defende que a melhor estratégia seria lançar oficialmente a pré-candidatura de Lula só em abril, após o fim da janela partidária. Desta maneira, depois de todas as migrações realizadas, haveria mais precisão para medir o peso de cada partido dentro de contextos regionais.

Na semana passada, em entrevista à rádio “CBN Vale”, ao ser questionado sobre Alckmin, Lula disse que apenas esperava a definição do partido que ele iria escolher. “Espero que Alckmin escolha o partido político adequado que faça aliança com o PT. Espero que o PT compreenda a necessidade de fazer aliança.”

Lula tem repetido em conversas com aliados que não será candidato “só do PT” porque o desafio de governar o país é mais difícil do que vencer as eleições. Na manhã dessa quinta-feira (3), em entrevista a uma rede de rádios do Paraná, o ex-presidente desconversou quando perguntado sobre Alckmin.

“Eu não estou candidato. O Alckmin não tem partido político. Ele não fez uma opção partidária. Eu não sendo candidato e ele não tendo partido, a gente não pode fazer uma dupla”, disse. “A verdade é a seguinte: estamos conversando seriamente com vários partidos políticos. Quero conversar com muitas forças políticas para governar esse país”, complementou.

O ex-governador Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB no fim do ano passado após 33 anos de militância no partido, deve se filiar ao PSB na primeira quinzena de março. Na segunda-feira, em reunião com o presidente do PSB em São Paulo, Jonas Donizette, o ex-tucano avisou que estava esperando apenas PT e PSB se resolverem em relação à disputa no Estado.

O ex-governador Márcio França (PSB) e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) são pré-candidatos ao governo paulista. Nos bastidores do PSB, principalmente na ala pernambucana do partido, a desistência de França já é dada como certa. Fontes socialistas indicam que, apesar das reiteradas declarações de França de que é candidato ao governo, já há sinalizações de que ele deve disputar o Senado.

Nessa quinta, um dos nós entre PT e PSB começa a ser desatado. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, vai comunicar oficialmente ao ex-presidente Lula que o candidato do PSB no Estado será o deputado Danilo Cabral.

Como o Valor antecipou na semana passada, nos bastidores, apesar de a pré-candidatura do senador petista Humberto Costa (PT) ainda não ter sido retirada oficialmente, a postulação de Cabral, ex-líder do PSB na Câmara, já conta com o apoio do PT nacional.

Na reunião que terá com Lula, Câmara levará apenas a definição sobre a cabeça de chapa. Ainda existe indefinição em relação a quem vai ocupar a vice e a vaga do Senado. O mais provável é que o PT indique o nome para o Senado. O senador Humberto Costa tenta emplacar o deputado Carlos Veras (PT).

Valor Econômico  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf