Chuvas fazem Petrópolis “parar de funcionar”, diz prefeito

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O prefeito de Petrópolis (RJ), Rubens Bomtempo (PSB), disse, em entrevista à TV Globo, que a cidade “basicamente não vai funcionar” após ser atingida por fortes chuvas que deixaram 34 mortos até o momento.

Bomtempo informou que decretou estado de calamidade pública e que as aulas, que haviam sido retomadas nesta semana, foram suspensas.

“Basicamente a cidade não vai funcionar. Decretei estado de calamidade pública. Você não consegue promover a mobilidade na cidade, as principais artérias foram obstruídas. Não tem condição de você colocar a cidade para funcionar num curtíssimo espaço de tempo”, disse ele. “O que deve funcionar é resposta que a gente tem que estar dando do ponto de vista das urgências na cidade.”

O estado de calamidade pública permite à Prefeitura ampliar os gastos, atrasar pagamentos e parcelar dívidas para combater algum problema — seja ele um desastre natural ou conflitos políticos, econômicos e sociais. É uma situação mais grave do que o estado de emergência.

Segundo o prefeito, o fato de barreiras e deslizamentos terem afetado as principais artérias da cidade dificulta o trabalho das autoridades de fazer um diagnóstico mais amplo da situação.

Bomtempo falou ainda sobre como o socorro em situações como essa já faz parte da “cultura” da cidade. “Existe na nossa cidade uma cultura de resiliência a esta questão da chuva. Nós temos um sistema de pluviômetro, um sistema de sirenes, núcleo de defesa Civil, voluntários que atuam diretamente nas comunidades. Existem pontos de apoio, e as pessoas já conhecem. Normalmente são escolas”, relatou.

O prefeito também falou sobre a desigualdade do país e que parte das periferias dos municípios brasileiros são ocupadas pela população mais pobre porque falta uma política habitacional.

“A população foi sendo excluída, ocupando a periferia, em grande parte tentando legitimar um território que foi negado a ela historicamente. Aí as pessoas moram em áreas de risco, porque não foi dado para elas o direito de morar melhor. A gente tem que fazer essa reflexão também”, declarou.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que Petrópolis vive “cenas de guerra” após o forte temporal. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews nesta madrugada.

“As imagens são muito fortes e, provavelmente, vamos amanhecer com imagens tão ou mais fortes. É realmente uma tragédia grande. Cenas de guerra! Carros pendurados em postes! O que nós vimos é uma cena muito triste, cena praticamente de guerra”, descreveu.

Segundo Castro, as pessoas desabrigadas serão levadas para escolas municipais e estaduais, além de cadastradas para receber aluguel social.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que está na Rússia em viagem oficial, determinou para que ministros de seu governo deem o apoio necessário às vítimas das fortes chuvas.

Uol  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf