Desacostumado com regras Bolsonaro terá que dançar miudinho em Moscou

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O presidente Jair Bolsonaro viaja nesta 2ª feira (14.fev.2022), às 19h, para sua 1ª visita oficial ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. O encontro será no dia seguinte, no Kremlin. Menos de 24 horas antes do embarque, o total de testes de covid a ser feito por ele e sua delegação ainda era tema de negociação. Esse acerto –e os resultados dos exames– definirá se o líder brasileiro será tratado como o francês Emmanuel Macron ou como o argentino Alberto Fernández.

O Palácio do Planalto e o Itamaraty rejeitam a hipótese de Bolsonaro e Putin serem fotografados em pontas opostas da mesa de 6 metros de um dos salões do Kremlin. Muito menos de não haver um aperto de mãos. Foi o que aconteceu com Macron em 7 de fevereiro.

O francês tentara convencer o presidente russo a retirar pelo menos parte dos seus militares da fronteira da Ucrânia. Mas não fez os testes requeridos por Moscou, como Fernández. O argentino tratou da relação bilateral, como Bolsonaro planeja fazer.

Tratamento inferior ao concedido ao presidente argentino, que se sentou em poltrona ao lado de Putin em 2 de fevereiro, tende a azedar a conversa de antemão. Daí a negociação em aberto sobre os testes. Também sobre o local de hospedagem de Bolsonaro e os integrantes de sua comitiva. O Kremlin exige séquito pequeno.

O Poder360 apurou que as decisões serão fechadas pouco antes de o voo decolar da Base Aérea de Brasília. Não há certeza, porém, sobre possíveis surpresas na chegada em Moscou. O rigor do governo russo para não expor Putin ao coronavírus é questão de Estado.

Nesse momento, Bolsonaro já terá feito o 1º teste. A Rússia exige que seja realizado até 48 horas antes do desembarque em Moscou, previsto para o final da tarde de 3ª feira (15.fev). Inicialmente, pedira outros 2 PCRs a serem realizados em Moscou –da chegada aos minutos anteriores ao encontro com Putin.

O mesmo deve ser exigido da comitiva que o acompanha. Em especial, dos ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Walter Braga Netto (Defesa). Eles terão encontro com seus pares Sergey Lavrov e Sergei Shoigu para discutir diplomacia e segurança.

Será o momento apropriado para tratar da questão da Ucrânia. Bolsonaro foi aconselhado a não mencionar o assunto, a menos que Putin o introduza na conversa.

Se estarão presentes também ao encontro Bolsonaro-Putin, depende dos protocolos sobre covid. Alberto Fernández entrou na sala de reunião acompanhado apenas de seu tradutor, que se sentou a seu lado. Os intérpretes de russo-francês, no encontro com Macron, ficaram em cabines. Ministros ficaram fora dos cenários nos 2 casos.

A maneira como o Kremlin recebeu Macron não agradou Paris. “Nós escolhemos outra opção proposta pelo protocolo russo”, apurou o jornal francês Le Figaro. Serviu de alerta ao Itamaraty sobre o grau de seriedade com que a covid seria tratada no encontro Bolsonaro-Putin.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse não ter havido haver “considerações políticas” no tratamento reservado a Macron. “Alguns seguem suas próprias regras. […] Mas nesse caso, um protocolo sanitário é aplicado para proteger a saúde de nosso presidente e a de seu convidado”, afirmou.

Poder 360

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf