Especialistas dizem que Bolsonaro atrapalha vacinação no Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Brasil é o quarto país na América do Sul em total de população proporcionalmente vacinada com o reforço contra a Covid-19. A nação está atrás de Chile, Argentina e Uruguai na corrida contra a nova onda de infecções provocadas pela variante Ômicron.

Desde que o reforço contra a doença foi autorizado pelo Ministério da Saúde, em setembro do ano passado, 57 milhões de pessoas receberam a dose adicional dos imunizantes no país.

Por aqui, ao menos 26,4% dos cidadãos já tomaram a 3ª dose, contra 68,6% dos moradores do Chile, país líder no ranking na região. Os números são proporcionais ao total da população de cada nação, para que as comparações entre locais com mais, ou menos habitantes, consigam ser realizadas.

Uruguai e Argentina aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com 54,3% e 33,3% de vacinados com mais de duas doses. Para realizar este levantamento, o (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, analisou os números disponibilizados pela plataforma Our World in Data.

O infectologista Marcelo Daher, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), avalia que a principal razão para o baixo número de vacinados com a 3ª dose vem de um problema inicial na campanha de imunização contra a doença: a demora na aquisição de vacinas pelo governo brasileiro. “Entramos tardiamente nessa luta e acabamos ficando para trás”, disse.

Líder no ranking, o Chile começou a dar doses de reforço um mês antes do Brasil — a quarta dose também já está autorizada. O país foi o pioneiro na campanha de vacinação no continente, tendo iniciado sua campanha contra a doença em dezembro de 2020.

Além disso, o especialista pontua o aumento no número de infectados pela doença já que, ao ser contaminada, a pessoa deve esperar ao menos quatro semanas do início dos sintomas para tomar a dose de reforço. No dia 3 de fevereiro, o país registrou a maior quantidade de contaminados em toda pandemia; um total de 298.408 notificações, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Outro fator para o atraso vem da forma “governamental”, segundo Daher.

“Temos um presidente que desaconselha a vacinação. Que comprou vacinas, mas que sempre desestimulou a população a tomá-las. Isso causa dúvidas nas pessoas e descrédito nos imunizantes”, afirma.

O episódio mais recente de ataque à ciência pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) veio depois da autorização do uso da vacina em crianças. Logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar os imunizantes para o público infantil, o chefe do Executivo chegou a dizer que o órgão teria “segundas intenções“.

Metrópoles  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf