Fugido do MPF por seus métodos, Dallagnol critica fim da Lava Jato

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, o ex-procurador Deltan Dallagnol gravou um vídeo nesta quinta-feira para falar sobre o fim da força-tarefa da Lava-Jato, que completou um ano, e sobre suas ideias no combate à corrupção. Segundo Deltan, o grupo ainda tinha 400 investigações em andamento.

— A força-tarefa ainda tinha 400 investigações em andamento, que apuravam crimes gravíssimos e multimilionários de corrupção. A extinção da força-tarefa atrapalhou esses trabalhos — disse o ex-procurador.

O grupo foi extinto por odem do procurador-geral da República, Augusto Aras, no ano passado. A força-tarefa juntava procuradores de outras unidades do Ministério Público Federal (MPF) e permitia acesso mais rápido a informações da Receita e de outros órgãos. Apesar de não existir mais o grupo, as investigações não foram extintas.

Em uma crítica indireta ao governo do presidente Jair Bolsonaro, Deltan afirma que, em 2021, a Polícia Federal fez “o menor número de prisões por corrupção nos últimos 14 anos”. Segundo ele, a falta de um grupo de procuradores que combate a corrupção tem o mesmo efeito da “ausência de policiais nas favelas” e permite a ocorrência de crimes.

O ex-procurador disse, ainda, que o Brasil vive uma situação de “corrupção sistêmica” e que, durante a pandemia,
“houve brecha para desvio de recursos públicos na saúde”.

O ex-procurador critica também a atuação do STF:

— Além de não punir praticamente ninguém na Lava Jato, está anulando as condenações, como um juiz que, no final do jogo, muda as regras — disse Deltan, que prosseguiu: — Se a gente que acabar com a corrupção, é preciso não roubar e não deixar roubar, mas o Supremo está adotando outra regra: não punir e não deixar punir, e é esse sistema que está desmontando a Lava Jato.

Deltan cita antigos alvos da Lava Jato que podem disputa a próxima eleição, alguns que estão cotados para o mesmo cargo de deputado federal que ele almeja, como Eduardo Cunha, Beto Richa, Aécio Neves, Arthur Lira, Romero Jucá, Cândido Vaccarezza, Lula, Geraldo Alckmin e Delcídio do Amaral.

Para ele, “os corruptos poderosos se rearticularam” e aprovaram medidas contra a Lava-Jato. Ele cita, como exemplo, a decisão do Supremo que voltou atrás na regra de prisão automática após prisão em segunda instância:

— Eles são influentes e têm aliados em todos os setores da sociedade. A corrupção contra-atacou e contra-ataca.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf