Gilmar Mendes recusa encontro com Sérgio Moro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Jr/STF; Adriano Machado/Reuters/STF

Presidente do Podemos e responsável pela formação de chapas e palanques regionais em favor do presidenciável Sergio Moro, a deputada federal Renata Abreu (SP) reuniu-se na noite desta quarta-feira, 16, com o maior desafeto do ex-juiz, o decano do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. A audiência já havia sido solicitada há tempos, mas acabou sendo realizada em meio às discussões no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre possíveis irregularidades na contratação do ex-magistrado da Lava-Jato pela consultoria americana Alvarez & Marsal.

A conversa no gabinete de Mendes vinha caminhando bem. Renata Abreu discorreu sobre uma bandeira que pretende encampar no Congresso, a do voto preferencial, situação em que eleitores, em disputas majoritárias, ranqueiam, ao votar, quem eles querem ver eleito presidente, por exemplo, e ouviu do ministro do STF loas à ideia de semipresidencialismo. Até que, em determinado momento da reunião, a parlamentar sentiu-se à vontade para perguntar a Mendes que considerações ele tinha sobre Sergio Moro.

Foi a deixa de que o ministro precisava para soltar o verbo contra o ex-juiz da Lava-Jato. Gilmar Mendes criticou a atuação do então magistrado, considerado parcial pelo próprio Supremo, disse que Moro replicou, quando ministro da Justiça, o modus operandi de uma suposta investigação fiscal ilegal da Lava-Jato de Curitiba para o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e afirmou que o hoje político usou de “ardis” para fazer parcerias supostamente ilícitas em prol de investigações contra a classe política. “O juiz Moro já teria condenado o consultor Moro por essa situação mal explicada da Alvarez & Marsal”, provocou o magistrado, de acordo com interlocutores do Supremo, antes de recordar à parlamentar uma antiga reunião em seu gabinete.

Há alguns anos, o advogado Sigmaringa Seixas, que atuava como uma espécie de oráculo jurídico de Lula, foi até Gilmar acompanhado do criminalista Cristiano Zanin, responsável pela defesa do petista na Lava-Jato, e apresentou a ele a teoria conspiratória de que Moro se guiava por ordens da CIA para condenar políticos pilhados no petrolão. Depois da contratação do ex-juiz pela A&M, que tem em seus quadros ex-funcionários do serviço de inteligência americana, Gilmar disse à deputada do Podemos que a história parecia menos inverossímil.

Renata Abreu foi pega de surpresa com a ofensiva de Mendes e tentou minimizar o mal-estar. Defendeu a Lava-Jato, afirmando que a maior operação de combate à corrupção do país teve acertos e erros, e perguntou se o decano do STF estaria disposto a conversar ou se encontrar com Sergio Moro. Vindo do maior crítico da Lava-Jato, a resposta foi um lacônico ‘não’.

Um político da Executiva do Podemos disse a VEJA que a deputada, na reunião, tinha a intenção de levantar a hipótese de uma espécie de um armistício entre o ministro e o presidenciável. Procurada, Renata Abreu negou até que tenha conversado com Gilmar sobre Sergio Moro. “Estive com o ministro Gilmar Mendes diversas vezes. Sempre converso com ele sobre reforma política”, declarou.

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf