Governo Bolsonaro tem pressa para aprovar volta dos jogos de azar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PP-PR), passaram os últimos dias trabalhando ativamente em busca de um acordo para votar na semana que vem o projeto que libera os jogos no país.

Na terça-feira, em reunião com o relator da proposta, deputado Felipe Carreras (PSB-PE), Lira reafirmou o compromisso de levar o projeto ao plenário até o fim deste mês. O martelo, contudo, deverá ser batido na reunião de líderes desta quinta-feira. Na ocasião, devem ser apresentadas sugestões de alteração ao texto.

Nem mesmo o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, que já declarou publicamente que vetará a legalização dos jogos, caso seja aprovada pelo Congresso, desestimulou as articulações dos caciques do Centrão, base de sustentação do governo e onde estão os principais entusiastas da mudança na legislação.

Questionado, Ricardo Barros foi objetivo a respeito da divergência.

— Dá para votar na semana que vem. Esse não é um projeto do governo, que inclusive já se manifestou contra, mas do Congresso — afirmou.

Arthur Lira tem procurado lideranças para avaliar se há clima para a deliberação ocorrer nos próximos dias. Aliados do presidente da Casa buscam consenso para que a proposta seja votada na semana que vem. A ideia é aproveitar enquanto as sessões ainda ocorrem em sistema remoto, o que facilitaria a aprovação por usualmente garantir um quórum maior.

A principal resistência à proposta vem da bancada evangélica, razão pela qual Bolsonaro está convencido a vetá-la, já que os religiosos integram sua base mais fiel.

A avaliação de membros do Centrão é que esse grupo de deputados não apoiará o projeto em nenhuma hipótese, independentemente da data para a qual for pautado. Além disso, o fato de a urgência — instrumento que dá preferência à uma determinada matéria para ser votada — ter sido aprovada com 293 votos favoráveis indica que a bancada evangélica não tem força suficiente para obstruir a votação.

Os evangélicos, por sua vez, tentam convencer Lira a deixar a deliberação pelo menos a partir de março, quando eles poderiam se organizar melhor no sistema presencial. Ao GLOBO, o deputado Marco Feliciano (PL-SP) disse que, se o projeto passar, conta com o veto do presidente Jair Bolsonaro:

— Torço para essa articulação não vingar, e, se vingar, que o presidente Arthur convoque para votação presencial todos os deputados. Vamos derrubar o PL. Caso ele (projeto) passe, contarei com a palavra do presidente Bolsonaro que prometeu vetar.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf