HQ petista aborda conspiração que derrubou Dilma e encarcerou Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O PT lançou, na 4ª feira (16.fev.2022), a história em quadrinhos “Lula: da perseguição à esperança renovada”. A revista em formato HQ conta a história recente do Brasil sob a ótica do partido: do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), passando pela Lava Jato, que prendeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), até o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na revista, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) é o pato da Fiesp, e o ex-presidente Michel Temer (MDB), o diabo.

Os quadrinhos são uma adaptação do livro “Memorial da Verdade” (2021), de Ricardo Amaral. Contam a história de uma jovem negra da periferia de São Paulo e de um trabalhador nordestino que era funcionário de Camaçari e virou motorista de Uber quando a usina foi vendida pela Petrobras. Fazem um paralelo da política brasileira com a realidade do povo, representada por esses 2 personagens. Eis a íntegra da revista (46 MB).

Segundo os quadrinhos, em 2014, “o pré-sal era promessa de justiça social” e a “indústria deslanchava”. “Talvez por isso, começou ali uma farsa que se arrastou por 7 anos, com mais de 80 fases e 600 réus –e sequelas nefastas à democracia do Brasil”, a operação Lava Jato.

O ex-juiz e atual pré-candidato à presidência da República é o pato da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A campanha “Não Vou Pagar o Pato” foi lançada em 2015 contra o aumento de impostos e usada em manifestações antipetistas.

Ao lado de Moro, o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, agentes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e do FBI (Federal Bureau of Investigation), o MBL (Movimento Brasil Livre) e a “mídia nefasta”, representada pelo jornalista William Bonner, colaboram para desgastar a imagem do governo Dilma e do PT. Enquanto isso, Temer é o diabo, que articula o seu protagonismo, depois de ter se tornado o “vice decorativo” de Dilma.

HQ do PT

Bolsonaro aparece na página 21, junto com outros congressistas que discursaram pelo impedimento da ex-presidente em 2016. Ele homenageou o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra em seu discurso. Ustra foi chefe do DOI-Codi –órgão de inteligência usado para repressão durante a ditadura militar– e algoz da então militante Dilma.

O 2º ato, “Brasil golpeado”, é a versão do partido em relação ao aperto de cerco a Lula pela operação anticorrupção de Curitiba, até a prisão do petista.

A história em quadrinhos é encerrada no 3º ato, chamado “Brasil em reconstrução”. O capítulo fala das eleições de 2018, quando Lula é impedido de concorrer ao Planalto e Fernando Haddad (PT) “recebe a missão” de substitui-lo. Também aborda o governo Bolsonaro, a soltura de Lula, a suspeição de Moro e as mortes por covid-19.

Termina com uma mensagem de esperança transmitida pelo ex-presidente Lula, que indica sua possível candidatura às eleições de outubro, justificando o título do HQ: “Me sinto jovem para brigar muito. Então, eu queria que vocês soubessem: desistir jamais”.

E com a dedicatória: “Dedicamos essa história em quadrinhos aos dois maiores presidentes da história do país, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff, perseguidos e golpeados por uma elite que não aceita a ascensão social do povo brasileiro, proporcionada pelos governos populares do Partido dos Trabalhadores. Venceremos!“

Poder 360

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf