Jaques Wagner e Otto Alencar se entendem sobre eleição baiana

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro França/Agência Senado

O impasse eleitoral entre o PT e o PSD na Bahia caminha para uma solução. A configuração da chapa majoritária em outubro segue na direção de apresentar o senador Otto Alencar (PSD) à reeleição na Casa, lançar o também senador Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia e colocar o atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), em cargo de primeiro escalão na futura gestão do estado.

Esse xadrez vem sendo jogado com calma por dois motivos: 1) há um excesso de candidatos para poucas vagas e; 2) um passo em falso pode comprometer a eventual adesão dos pessedistas à candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva — no primeiro turno, como sonham os petistas, ou no segundo, como afirma o PSD.

A situação se complicou porque Costa pretendia a vaga ao Senado e, por isso, negociava o apoio à candidatura de Otto à sua sucessão no Palácio de Ondina. A manobra desagradou Wagner, que pretendia voltar ao governo baiano — que ocupou entre 2007 e 2014.

Isso não incomodou apenas Wagner e setores do PT, mas outros atores interessados na disputa — como o PP. Além disso, há quem considere que Otto não tem a mesma força de Wagner na corrida pelo comando da Bahia. “A candidatura de Jaques está muito mais bem encaminhada”, reforçou um assessor que acompanha de perto as negociações.

No caso do PP — partido aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) no plano nacional, mas que faz parte do governo petista na Bahia com seu vice, João Leão —, o partido não aceita fazer parte de uma coligação liderada pelo PSD. Além disso, ele também sonha com a vaga única ao Senado.

Uma solução para isso seria deixar Leão à frente do Palácio de Ondina até a sucessão. “O governador (Costa) iria renunciar antes das eleições, até 2 de abril, para que o vice (Leão) assumisse. Como ele já foi reeleito duas vezes para o mesmo cargo, não poderia ir para mais uma candidatura. Então, governaria até a próxima eleição”, confirmou Otto.

Já o senador Ângelo Coronel (PSD-BA) considera natural a candidatura de Wagner ao governo baiano. “Como a vaga estava pré-acordada que seria de Otto, surgiu essa alternativa de ir para a cabeça da chapa com o governador e Rui entraria no lugar de Otto. Consequentemente, Jaques continuaria no Senado comigo. Porém a candidatura legítima (ao governo do estado) é a de Jaques”, salientou.

Há poucos dias, rumores deram conta de que Wagner teria conversado com Lula sobre continuar onde está para pacificar a situação no estado. Mas, à saída do encontro com o ex-presidente, garantiu que brigaria pelo governo baiano. “Serei candidato”, disse Wagner, laconicamente.

Indagado se todo esse cenário pode impactar o apoio do PSD à candidatura petista ao Planalto, Otto deixou claro que para Gilberto Kassab “é impossível apoiar o Lula no primeiro turno” — o que mantém a possibilidade de o partido ir para a corrida presidencial com o senador Rodrigo Pacheco (MG) ou até mesmo o governador gaúcho Eduardo Leite (leia reportagem acima), hoje no PSDB. Isso porque, segundo Otto, Kassab não tem um apoio de todos os diretórios estaduais do PSD.

Correio Braziliense 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf