Lula cresce forte entre evangélicos e se aproxima de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert

Se o país fosse composto só por evangélicos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) seria líder isolado nas pesquisas de intenção de voto para o 1º turno das eleições de 2022.

Segundo levantamento PoderData realizado de 31 de janeiro a 1º de fevereiro, o atual ocupante do Planalto é o preferido de 42% dos eleitores que têm essa preferência religiosa –variação na margem de erro na comparação com as pesquisas de dezembro (43%) e janeiro (40%).

O ex-presidente Lula (PT), que lidera com 41% nas intenções de voto geral, fica em 2º lugar entre o público evangélico, com 35%. Em dezembro, o petista tinha 26% nesse grupo. Em janeiro, mudou de patamar e cresceu para 36%.

Já quando se considera os eleitores católicos, o cenário se inverte e Lula sai na frente, com 42% dos votos –4 p.p. a menos que na rodada passada. Bolsonaro marca 24% nesse grupo, seguido do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 10%, e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%.

Os números mostram que o pré-candidato petista avançou em intenções de voto no segmento evangélico, enquanto Bolsonaro manteve-se estável. A vantagem, no entanto, ainda tende a beneficiar o atual presidente –que, neste momento, está 7 pontos percentuais acima de Lula.

Segundo esta rodada do PoderData, o eleitorado brasileiro é composto 46% por católicos e 32% por evangélicos.

Desde 2018, Bolsonaro faz fortes acenos aos evangélicos, base eleitoral robusta que o ajudou a chegar à Presidência. Uma de suas promessas de campanha era a de indicar um ministro “terrivelmente evangélico” ao STF (Supremo Tribunal Federal).

André Mendonça foi responsável por suprir esse compromisso. Ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, tem 48 anos e foi empossado em 16 de dezembro. Poderá ficar até 2047 na Corte.

Já Lula tem boa relação com líderes da Igreja Católica. Em fevereiro de 2020, posou para foto ao lado do papa Francisco, no Vaticano. Em seu perfil no Twitter, o ex-presidente disse que o encontro serviu para “conversar sobre um mundo mais justo e fraterno”.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos próprios, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 238 cidades nas 27 unidades da Federação de 31 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022. O registro no TSE é BR-09445/2022. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Poder 360

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf