Lula e MDB se reaproximar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Os movimentos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao centro, que incluem conversas até com alas do rival histórico PSDB, passam também pelo diálogo com caciques de um antigo aliado, o MDB. No mais recente passo da reaproximação com próceres do partido que capitaneou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, iniciado ainda em 2021, Lula se encontrou em São Paulo com o senador Renan Calheiros (AL) e o governador de Alagoas, Renan Filho, nesta segunda-feira, 31.

Enquanto o partido lança à praça a candidatura da senadora Simone Tebet (MS), que rivaliza com Renan dentro da bancada do MDB no Senado, o senador alagoano defendeu após o encontro com o ex-presidente que, caso a postulação emedebista não se torne “competitiva”, o caminho mais “consequente” seria uma aliança em torno de Lula. Simone conta com o entusiasmo do presidente da sigla, deputado Baleia Rossi (SP), que, segundo aliados, vê nela um biombo entre o partido e Lula. Em uma sigla conhecida por ser uma “federação de partidos estaduais”, contudo, não tem sido tarefa fácil manter os caciques à distância de Lula.

Além de Renan Calheiros, o petista tem no ex-presidente do Senado Eunício Oliveira outro entusiasta nas fileiras do MDB. Eunício, que cogita se candidatar a deputado federal nas eleições deste ano, defende de peito aberto uma aliança com o ex-presidente no Ceará, estado onde é o mandachuva emedebista. Em terras cearenses, o PT tem mantido uma aliança vitoriosa com o PDT de Ciro Gomes, com quem Eunício vive às turras, inclusive na Justiça.

Outros nomes do chamado “MDB do Senado” também estão no raio de ação do ex-presidente. No Pará, o PT apoiará a reeleição do governador, Helder Barbalho (MDB), filho do senador Jader Barbalho, e no Amazonas são boas as relações entre o petista e o senador Eduardo Braga. O amazonense, no entanto, ainda não deu sinais mais claros sobre uma reaproximação com vistas ao pleito deste ano.

Ainda é possível um realinhamento no Maranhão, cujo cacique é o ex-presidente José Sarney, com quem Lula se encontrou em maio de 2021. A representante do clã Sarney nas urnas deste ano, ao que tudo indica, será a ex-governadora Roseana Sarney.

Enquanto busca reabrir os canais de diálogo com alguns dos principais caciques emedebistas, Lula já pode dar como certas portas fechadas no partido em estados como Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf