Maior inimigo da liberdade de imprensa critica fala de Lula sobre o tema

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da República que entrará para a História do Brasil, entre outras coisas, por ter sido o que mais atacou a imprensa e os jornalistas, disse, ontem, na sessão solene que marcou a reabertura do Congresso depois das férias de fim do ano:

“Não deixemos que qualquer um de nós […] ouse regular a mídia, não interessa por qual intenção e objeto. A liberdade de imprensa, garantida em nossa Constituição, não pode ser violada ou arranhada por quem quer que seja neste país”.

E acrescentou sem corar:

“Os senhores nunca me verão vir aqui neste parlamento pedir pela regulação da mídia e da internet. Eu espero que isso não seja regulamentado por qualquer outro Poder. A nossa liberdade está acima de tudo”.

Sim, foi o mesmo Bolsonaro responsável por 34,19% dos ataques sofridos por jornalistas no ano passado, segundo o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas.

Levantamento feito pela Agência Lupa mostrou que Bolsonaro atacou a imprensa em 86% das lives feitas por ele ao longo de 2021. Em 21 de junho, em entrevista à TV Vanguarda, afiliada da TV Globo, ele se irritou com uma pergunta e respondeu:

“Cala a boca! Vocês são canalhas! Vocês fazem um jornalismo canalha que não ajuda em nada! Vocês destroem a família brasileira, a religião! Você tinha que ter vergonha na cara e não se prestar a fazer esse serviço porco que você faz na TV Globo”.

Antes do início da pandemia, ele já dissera a um grupo de jornalistas nos primeiros dias de janeiro de 2020:

“Cada vez mais gente não confia em vocês. […] Eu cancelei todos os jornais no Planalto, todos, todos, não recebo mais nem jornal, nem revista. Quem quiser, que vá comprar. Porque envenena a gente ler jornal, a gente fica envenenado”.

Foi a fala mais amena dele a respeito do papel da imprensa e dos jornalistas. Dois meses depois, transmitiu um vídeo no qual o humorista Carioca distribuía bananas a jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada. Carioca estava vestido de presidente.

Em abril, sobre a pandemia, chamou a Globo de “imprensa de lixo”, para corrigir-se em seguida: “Globo nem lixo é, porque não pode ser reciclada”. Em maio, em frente ao Palácio do Planalto, mandou repórteres calarem a boca.

A um repórter que perguntou sobre o que deveria ocorrer com seu filho Flávio caso se comprovasse que ele cometeu crimes, Bolsonaro respondeu em agosto: “Você tem uma cara de homossexual terrível. Nem por isso te acuso de ser homossexual”.

Na mesma ocasião, um repórter lhe perguntou se tinha um comprovante de uma operação de empréstimo que o presidente disse ter feito a Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio sob investigação. Resposta:

“Porra, rapaz, pergunta para sua mãe o comprovante que ela deu para o seu pai, tá certo? Pelo amor de Deus. Comprovante, querem comprovante de tudo”.

Bolsonaro já ameaçou “encher de porrada” a boca de um jornalista. Já disse que lata de leite condensado “é para enfiar no rabo de vocês da imprensa”. E sobre uma reportagem exclusiva da Folha de S. Paulo, disse que a repórter queria “dar o furo”.

Jamais pediu desculpas por ter dito qualquer uma dessas coisas. A defesa que fez da liberdade de imprensa no Congresso foi para se contrapor a Lula, a quem acusa de querer limitá-la. A acusação é falsa, mas Bolsonaro está em campanha e carece de votos.

Metrópoles  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf