Mídia internacional não deu uma vírgula sobre Bolsonaro na Rússia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TV Brasil/Reprodução

A visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao russo Vladimir Putin ainda não despertou qualquer interesse da imprensa internacional. Nos principais jornais estrangeiros, não há qualquer menção ao encontro dos dois líderes. A cobertura de The New York Times, Washington Post, Financial Times, The Guardian, BBC, The Times e The Economist se concentra na crise com a Ucrânia, sem qualquer menção ao brasileiro.

Na vizinha Argentina, o último texto do Clarín sobre Putin é uma análise sobre o isolamento do russo no mundo — sem qualquer menção a Bolsonaro. O La Nación publicou um texto do NYT sobre como o russo tenta expandir sua influência na América Latina e explica o afastamento de Bolsonaro dos EUA após a derrota de Donald Trump. Mas nada sobre a visita. Nenhuma palavra sobre o encontro também no China Daily, controlado pelo regime de Pequim, aliado da Rússia.

Uma análise do russo Moscow Times destaca que os ambos tentam colher dividendos com a visita, tendo como pivô a relação dos dos países com os Estados Unidos. “O fato de os EUA terem tentado convencer Bolsonaro a não viajar para Moscou também mostra ao Kremlin que Washington se sente desconfortável com a presença da Rússia no Hemisfério Ocidental e, dessa perspectiva, a estratégia de Moscou está funcionando”, escreve Vladimir Rouvinski.

O Pravda online, que ao contrário da versão impressa não é controlada pelo Partido Comunista (embora mantenha viés nacionalista), destacou há dois dias o fato de Bolsonaro ter resistido à pressão americana para não ir a Rússia e os interesses do brasileiro na visita: fornecimento de fertilizantes e acordos comerciais para exportação da carne brasileira.

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf