Ministro teria ordenado “vista grossa” contra infrações de caminhoneiros

Todos os posts, Últimas notícias

Declarações de deram origem a uma investigação no Ministério Público Federal (MPF) a respeito da fiscalização pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) das leis de trânsito que recaem sobre a atuação de caminhoneiros. O caso foi aberto após a divulgação de um vídeo em que o ministro da Infraestrutura orienta ao diretor geral da corporação, Silvinei Vasques, para que diminua verificações do tipo.

As imagens foram gravadas semana passada, após um encontro de Tarcísio e Silvinei, no gabinete do ministro, e chegaram a grupos online de caminhoneiros.

Num trecho, o titular da pasta, que também é pré-candidato ao governo de São Paulo, verbaliza a intenção de rever normas e diminuir “fiscalizações excessivas que prejudiquem o nosso caminhoneiro”.

O ministro menciona ainda a existência de grupos de trabalho em sua própria equipe e na PRF que estariam discutindo o tema.

No MPF, a apuração do caso ficará a cargo do procurador Eduardo Benones. Para ele, é dever do órgão “contribuir para que a atividade policial tenha eficiência, mas que seja exercida dentro do quadro legal”.

A direção-geral da PRF já foi acionada para prestar explicações, bem como a superintendência da corporação no Rio de Janeiro. Os primeiros depoimentos devem acontecer na quinta-feira. A intenção do MPF é ouvir, mais adiante, o próprio Tarcísio.

O Globo