Moro de Doria disputam lanterna

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Divulgação

 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-juiz e ex-ministro do governo Jair Bolsonaro Sergio Moro (Podemos) estão na mesma raia nas eleições deste ano: ambos tentam se posicionar como líderes de uma terceira via, contra a polarização entre Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Embora troquem cordialidades públicas (o PSDB decidiu não embarcar na onda de ataques contra o ex-juiz), as equipes de Doria e Moro têm travado uma uma disputa de xadrez silenciosa em busca dos mesmos grupos para construção de suas alianças, de modo a chegar mais bem posicionado ao início da campanha.

Um dos alvos de ambos é o Cidadania. Na semana passada, o PSBD e o Cidadania começaram negociações para composição de uma federação partidária (um novo tipo da aliança previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral que tem prazo de duração de pelo menos quatro anos). Doria e o presidente do Cidadania, Roberto Freire, chegaram a se encontrar, após uma aproximação feita por Antônio Imbassahy, um dos coordenadores da campanha do tucano. Embora o staff de Doria já contabilize o apoio como certo, o quadro parece ainda indefinido. Na segunda-feira, 31, o Podemos fez uma reunião interna e decidiu também tentar formar uma federação com o Cidadania, que tem como pré-candidato à Presidência o senador Alessandro Vieira (SE).

O Cidadania confirma o diálogo com ambos. Uma reunião da executiva nacional deve decidir ainda nesta terça-feira, 1º, o que será encaminhado para os diretórios da legenda, que precisam aprovar a federação.

Outro partido na mira de ambos é o União Brasil, criado da fusão de DEM e PSL. Doria vem tentando buscar canais de diálogo com o partido por meio de nomes como Luiz Henrique Mandetta e ACM Neto, e conta com as conexões no DEM (legenda que forma o União a partir da fusão com o PSL) de seu vice, Rodrigo Garcia, para tentar trazer a sigla (Garcia era filiado do DEM, antes de se transferir para o PSDB). Já Moro conta com apoio de nomes como Luciano Bivar, presidente do PSL, e Júnior Bozzella, deputado estadual de São Paulo.

No União, porém, a ordem é não fechar nenhuma aliança com ninguém ao menos até a junção dos dos partidos estar homologada pela Justiça Eleitoral, o que deve ocorrer ainda neste mês.

Por fim, Doria tentou uma aproximação com o Movimento Brasil Livre (MBL), grupo que consegue angariar interações positivas nas redes socais, em busca de uma aliança no plano nacional nos mesmos moldes do apoio que ele obteve na disputa para o governo de São Paulo. Mas Moro foi mais rápido. O MBL, aliás, foi o grupo que divulgou e apresentou a live na semana passada em que ele revelou quanto o ex-juiz ganhou da consultoria Alvarez & Marsal (R$ 3,6 milhões).

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf