Moro diz que MBL é mais importante que partidos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: André Coelho/Valor

O ex-ministro e ex-juiz federal Sergio Moro afirmou nesta quinta-feira (04) que obter o apoio de grupos como o Movimento Brasil Livre (MBL) é mais relevante do que fechar alianças com partidos políticos. Pré-candidato do Podemos à Presidência da República, Moro participou de painel de evento on-line promovido pelo Credit Suisse.

“Trouxemos o MBL para o Podemos e atraímos o apoio do Vem Pra Rua. A aglutinação da terceira via vai se dar entre um projeto e a sociedade civil. E isso está se dando em torno do meu projeto”, afirmou Moro. “O MBL tem uma comunidade enorme, uma comunidade jovem. Esses apoios muitas vezes são mais relevantes que os dos partidos políticos.”

Ainda assim, o ex-ministro disse manter diálogo com lideranças do União Brasil, do Partido Novo e do Cidadania. Contou receber apoios de políticos desses partidos, de forma individual. “Tenho apoio político de indivíduos relevantes dentro dos partidos. É uma sinalização da vinda desses partidos ou de que teremos apoio robusto de partes de diversos partidos.”

Questionado sobre como será a estratégia para conquistar palanques estaduais, Moro disse acreditar que terá espaço ao lado de candidatos a governador que formalmente apoiam outros presidenciáveis e que não são filiados ao Podemos.

“Os palanques estaduais são relevantes, mas não essenciais. Vários candidatos ao governo estadual, ainda que não sejam [meus] aliados no campo nacional, devem abrir o palanque para a minha presença”, afirmou o presidenciável. “Em uma candidatura como a minha, centrista, é possível os governadores estarem presentes, ainda que não estejam no nosso partido.”

Moro citou como exemplo Ratinho Junior (PSD), no Paraná, e Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo. Em seguida, explicou não ter os acertos fechados ainda com esses líderes regionais. “Estou falando em tese. Estamos construindo essas alianças.”

O ex-ministro propõe, se eleito, um governo reformista, com prioridade para as reformas tributária e administrativa. Para Moro, a reforma tributária tem de “eliminar a guerra fiscal” e dar “racionalidade ao sistema tributário”. A administrativa, por sua vez, precisa “cortar privilégios” e “incentivar a meritocracia dentro do serviço público”. “Teremos que aproveitar o início do governo para gerar um ciclo virtuoso. Fazer uma reforma por mandato não tem funcionado”, disse, sobre a hipótese de ser eleito.

Moro reiterou ataques aos adversários Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), associando o primeiro a casos de corrupção e o segundo à má condução da economia e ao desmantelamento de investigações para beneficiar a própria família.

Valor Econômico  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf