MP Eleitoral quer quebrar sigilo de bolsonarista que invadiu página feminista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Valor

Em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu a necessidade de se quebrar o sigilo fiscal e de transações bancárias do principal suspeito de invadir o grupo de Facebook “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro”, durante as eleições de 2018.

As medidas foram solicitadas pela Polícia Federal (PF) para avançar com as investigações sobre o possível financiamento do ataque hacker que teria beneficiado o então candidato Jair Bolsonaro.

O episódio é o centro de duas ações que tramitam no TSE e que pedem a cassação da chapa de Bolsonaro e de seu vice, Hamilton Mourão, por abuso de poder. Os processos são de autoria das coligações de Guilherme Boulos (Psol) e Marina Silva (Rede).

Nessas ações, o TSE apura se Bolsonaro tirou vantagem da invasão ao grupo de Facebook responsável pelo movimento #EleNão, que tomou as ruas do país durante a campanha eleitoral. Com o ataque, o nome do grupo, composto por mais de 2,7 milhões de perfis, foi alterado para “Mulheres com Bolsonaro #17”.

Na peça, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, apontou que a medida era necessária para esclarecer as circunstâncias envolvendo o pagamento de R$ 36 mil ao suspeito. A plataforma PAyU chegou a bloquear os valores por considerar que o dinheiro poderia ter origem ilícita, já que ele não conseguiu comprovar a existência de relações que justificassem o recebimento do montante.

Para ele, tais circunstâncias conduzem à “plausibilidade da perspectiva” de que os valores pagos ao suspeito, em pleno período eleitoral, “estivessem relacionados aos ataques cibernéticos”.

“Sendo estas as circunstâncias relevantes, a Procuradoria-Geral Eleitoral não vê razão para que se recuse o pedido de quebra de sigilo bancário das transações relacionadas aos depósitos realizados por meio da plataforma PAyU a Victor Gomes de Oliveira, a que se referem os autos, e do seu sigilo fiscal”, defendeu o vice-PGE.

Para o advogado Rafael Mota, que representa Marina Silva na ação, a quebra de sigilo vai ajudar na identificação dos hackers responsáveis pelos crimes cibernéticos praticados durante a eleição de 2018 e também para identificar quem os financiou. “Esperamos ainda que o caso auxilie a Justiça Eleitoral na prevenção a casos semelhantes em 2022”, disse.

Valor Econômico  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf