MPSP vai periciar mortes na Prevent Senior

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Criada há cerca de quatro meses, a força-tarefa do Ministério Público de São Paulo (MPSP) que investiga a Prevent Senior por uso de medicamentos ineficazes contra a covid-19 e subnotificação de mortes, pretende pedir dezenas de perícias médicas para determinar se a operadora de saúde cometeu crimes. O MPSP investiga suspeitas de falsidade ideológica, falta de notificação devida de doenças, lesão corporal e até homicídio.

Os promotores pretendem analisar ao menos 1% das cerca de 8 mil mortes por coronavírus que ocorreram entre março de 2020 e outubro de 2021 em unidades da Prevent — ou seja, ao menos 80 novas perícias médicas, além de outras que já estão em andamento desde o início do ano. O número de perícias, porém, vai depender da capacidade do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão estadual que está cooperando com o MPSP na investigação.

A Prevent Senior entrou na mira dos promotores em setembro, após a CPI da Covid, no Senado, receber denúncias de uso indiscriminado do chamado “kit covid” — que inclui remédios sem eficácia contra a doença, como cloroquina, ivermectina e azitromicina — e de alteração no registro do código internacional de diagnóstico (CID) de pacientes que davam entrada no hospital com covid-19, um indício de subnotificação de casos.

Ao menos 42 pessoas já foram ouvidas pelo MPSP, entre médicos, familiares de pacientes mortos e alguns que se recuperaram da covid-19. No final do ano passado, os promotores da força-tarefa já pediram cerca de 25 perícias ao Imesc. As análises mais adiantadas são de casos em que os parentes de vítimas da covid-19 procuraram o MPSP para denunciar a operadora de saúde. Os promotores, no entanto, querem uma amostragem maior de casos de morte por covid-19 em unidades da empresa, selecionados aleatoriamente. Isso pode determinar se havia uma prática sistemática de prescrição de remédios ineficazes, ou se houve apenas casos pontuais.

“A perícia é muito importante para indicar se o tratamento foi inadequado e resultou em uma morte”, diz o promotor Everton Zanella, que integra a força-tarefa. “É uma questão de nexo de causalidade, porque é possível que uma pessoa tenha tomado cloroquina, por exemplo, tenha morrido por uma doença pré-existente, e ela morreria com ou sem o medicamento.”

O MPSP também deve analisar casos em que o paciente teve sintomas semelhantes à covid-19, mas que foram registrados com outro tipo de causa para a morte — como síndrome respiratória aguda grave ou pneumonia, por exemplo. Esses casos também devem ser selecionados aleatoriamente, por amostragem. Até agora, segundo Zanella, a investigação encontrou poucos casos em que há indício de subnotificação de covid-19. “De tudo que nós já ouvimos dos parentes, dos prontuários e da documentação que tivemos acesso, são poucos os casos em que em que isso aconteceu. E são aqueles que ficaram mais conhecidos”, diz o promotor.

A expectativa é que as primeiras perícias médicas fiquem prontas em cerca de 60 dias, segundo o MPSP. Como o prazo inicial da investigação é de seis meses, é provável que a força-tarefa peça uma extensão de prazo.

“As perícias são fundamentais para comprovar que os médicos da Prevent Senior atuaram correta e eticamente no tratamento dos pacientes de Covid 19”, disse a Prevent Senior, em nota. “As investigações técnicas conduzidas pelo Ministério Público são importantes para esclarecer as calúnias levadas à CPI do Senado, que sequer foram investigadas pelos senadores, mas resultaram num linchamento público da empresa e seus profissionais.”

Veja 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf