No Nordeste, Bolsonaro tenta explicar deboche a nordestinos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Em clima de campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro voltou ao Nordeste para inaugurar etapas da transposição do Rio São Francisco. Ao chegar em Pernambuco, ontem, precisou explicar o uso de um termo pejorativo para se referir a nordestinos. Argumentou que não vê problema em utilizar a expressão “pau de arara” ou chamar um nordestino de “cabeçudo”. Bolsonaro priorizou ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT durante os discursos e disse ainda que a obra iniciada pelo petista não teria sido finalizada em uma gestão do partido.

No primeiro compromisso no roteiro pelo Nordeste, em Salgueiro (PE), Bolsonaro foi interpelado sobre a fala da semana passada em que chamou nordestinos de “pau de arara”.

“Eu sempre me referi com os amigos, né, cabra-da-peste, pau de arara. Me chamam de alemão também, sem problema nenhum. Arataca, cabeçudo, pô”, disse o presidente, em rápida entrevista divulgada pelo “Blog do Magno”, de Pernambuco.

Na ocasião, o presidente pediu ajuda a assessores pois não sabia a origem de Padre Cícero, referência na devoção católica que viveu em Juazeiro do Norte (CE). Irritado por não obter resposta após perguntar se o sacerdote vinha de Pernambuco, afirmou: “É isso mesmo? De que cidade fica lá? Está cheio de pau de arara aqui e não sabem que cidade fica padre Cícero?”.

“Pau de arara” é como são chamados os caminhões com estrutura precária que carregam nordestinos pobres, em algumas situações para tentar a vida em outras regiões do país.

Bolsonaro tem aproveitado a passagem pelo Nordeste, que prevê agendas também ao longo do dia de hoje, para gravar vídeos exaltando seu papel na execução das obras que garantirão o abastecimento de água a mais de 500 municípios. A paternidade da obra está no centro da disputa eleitoral antecipada que ele vem travando com Lula.

O petista iniciou a obra, em 2007. Após sucessivos atrasos, Bolsonaro está perto de concluir o projeto principal, mas ainda ficarão pendentes obras complementares. “Com o PT não ia sair nunca essa obra aqui”, afirmou o presidente, olhando para a câmera que registrava seu passeio pelo empreendimento em cima de uma caminhonete.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, nos últimos três anos, foram investidos R$ 3,49 bilhões, o que corresponderia a 25% de tudo que foi investido nas obras até hoje, mais de R$ 14 bilhões. O percentual não leva em conta a inflação no período. Trechos da obra já haviam sido inaugurados pelos ex-presidentes Michel Temer e Dilma Rousseff. Inicialmente, o então presidente Lula prometera entregá-la em 2012. Além dos atrasos, houve diversos aditivos que encareceram a obra.

Em Salgueiro e mais tarde em Jati (CE), Bolsonaro afirmou que desvios de recursos nos governos petistas seriam suficientes para realizar dezenas de obras como a do São Francisco.

O presidente assistirá hoje a uma cerimônia de chegada das águas da transposição ao Rio Grande do Norte, de uma motociata e uma “jegueata”, em que desfilará montado no animal típico da região.

Valor Econômico  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf