Novo presidente da Fiesp defende urnas eletrônicas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Silvia Zamboni / Valor

O novo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, afirmou que não existem riscos para o país por conta do resultado das eleições presidenciais deste ano.

— Qualquer temor deveria deixar de existir. Não existem riscos para o país. O país não vai acabar nem retroceder (independentemente de quem ganhe). O Brasil não precisa temer quem quer que ganhe a eleição — afirmou ao ser questionado pelo GLOBO sobre eventuais riscos de fuga de capital em caso de uma vitória petista.

A declaração foi dada em encontro com jornalistas na sede da entidade na manhã desta quinta-feira, ao responder uma pergunta sobre eventuais receios no mercado financeiro quanto a uma possível vitória de um candidato da esquerda.

— O país pode continuar de maneira mais rápida e mais célere, dando dignidade a seu povo, ou não, mas não vai acabar. As instituições no Brasil são fortes. Estão sob ataque constantemente, mas são fortes — afirmou.

O executivo disse, ainda, que a urna eletrônica é confiável, em contraposição à posição do presidente Jair Bolsonaro, que por reiteradas vezes criticou a confiabilidade do voto eletrônico.

Ao comentar a recente declaração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a diminuição de temores no mercado quanto a uma mudança de governo, Josué concordou e disse que Campos Neto “está dizendo o óbvio”.

Gomes admitiu que não existe consenso no setor privado sobre que projeto de reforma tributária deve ser aprovado no Congresso, mas afirmou que vai defender a simplificação dos tributos e uma redução de carga tributária para a indústria de transformação.

O novo presidente da Fiesp disse ser contrário a concessões de subsídios verticais a setores da economia, salvo em situações de segmentos industriais inovadores e por um período de tempo definido. Para ele, a redução de carga tributária na indústria não pode acarretar aumento de impostos em outros segmentos, como o agronegócio e os serviços.

Mesmo com uma eventual redução na carga tributária, Gomes disse acreditar que a arrecadação não seria prejudicada.

— A gente não pode querer diminuir a carga tributária da indústria aumentando a carga de outros segmentos. (…) Vários estados tiveram a coragem de reduzir alíquotas e não tiveram impacto na arrecadação — ressaltou.

Gomes afirmou que a Fiesp contratou a consultora Vanessa Rahal, especialista em sistemas tributários, para ajudar a formar um consenso no setor privado em torno de um único projeto de reforma tributária.

— Vamos continuar pedindo redução de impostos de maneira horizontal para a indústria de transformação. (…) Não adianta ser (uma reforma) tecnicamente perfeita se não aprovada nunca. Vanessa vai estar a partir de março nos ajudando a trabalhar por um consenso de reforma tributária — salientou.

Gomes afirmou não ver problemas ou conflitos de interesse com o fato de Rahal compor a equipe econômica do pré-candidato à Presidência João Doria (PASDB).

O novo presidente da Fiesp ainda criticou a falta de empenho do governo Bolsonaro para a aprovação de uma reforma administrativa. Segundo ele, o projeto encaminhado pelo Ministério da Economia “não está caminhando porque o governo não quer”.

Questionado sobre sua proximidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Josué disse que sua gestão na entidade será apartidária.

Ele diz que vai cumprir seus quatro anos de mandato à frente da Fiesp e que não concorrerá à eleição. Também refutou qualquer possibilidade de disputar cargos políticos nesse período. Seu antecessor, Paulo Skaf, comandou a entidade de 2004 até o mês passado em sucessivos mandatos e foi candidato a governador de São Paulo em três ocasiões (2010, 2014 e 2018).

Multinacionais desistem do país:Crise e Custo Brasil fazem indústria cair ao menor nível em mais de 70 anos

— Não tenho partido político e nem posição política. Minha posição política é a indústria — ressaltou Gomes.

O dirigente da Fiesp não quis dizer qual é sua preferência política. Gomes é filho de José Alencar, que foi vice de Lula em seus dois mandatos presidenciais.

— O governo (Lula) deve ter acertado mais do que errado, dada a aprovação que teve. Minha proximidade do governo (à época) existiu, mas era distante, nos 12 anos em que meu pai passou em Brasília (como senador e vice-presidente), fui dez vezes para lá, mas como dirigente classista — afirmou.

Gomes disse que o primeiro governo de Jair Bolsonaro deve passar para a história como uma gestão que atacou instituições e disse esperar uma mudança em caso de reeleição.

— Provavelmente a nota histórica (sobre o governo Bolsonaro) vai ser de um governo que produziu muitos ataques às instituições, às vacinas, à Anvisa, à urna eletrônica, ao TSE, à imprensa, aos jornalistas. (…) Eu torço para que ele faça diferente se ele se reeleger — ressaltou.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf