Obra do metrô que desabou em São Paulo já consumiu 7 anos e R$ 15 bilhões

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

As obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, que teve um acidente na manhã desta terça-feira (1/2) e comprometeu o trânsito na Marginal Tietê, já custou R$ 15 bilhões.

A construção teve início em 2015 e acabou parada em 2016, quando o consórcio responsável alegou que não poderia dar continuidade devido à falta de dinheiro. As obras foram retomadas em outubro de 2020, na gestão do governador João Doria.

De acordo com ele, a Linha 6-Laranja é fruto de uma parceria “bem fundamentada” com a Acciona, empresa espanhola responsável pela construção. O contrato foi firmado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo de São Paulo. Doria afirmou que a empresa é a maior do mundo em trilhos de metrô e que “é maior que as empresas chinesas”.

A estrutura tem previsão de 15 quilômetros de extensão e 15 estações. A via deve ligar a Brasilândia, na zona norte da capital, à estação São Joaquim, no centro de São Paulo.

Um desmoronamento perto de um canteiro de obras do Metrô de São Paulo abriu uma cratera na Marginal Tietê, que acabou interditada, na manhã desta terça-feira (1/2).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, divulgadas pela GloboNews, o deslizamento estaria relacionado ao trabalho de escavação realizado pela máquina tuneladora, conhecida como tatuzão (equipamento subterrâneo de perfuração do solo), que teria atingido uma tubulação da Sabesp e, desta forma, causado a inundação do local onde a obra estava em andamento.

Bombeiros também afirmaram que ninguém se feriu, e duas pessoas que tiveram contato com a água foram atendidas.

A Linha Uni e a ACCIONA, responsáveis pelas obras, informaram que se tratou do rompimento de uma coletora de esgoto próximo ao VSE Aquinos (poço de ventilação e saída de emergência). “Equipes da Linha Uni, da ACCIONA e demais técnicos estão no local para apurar os fatos. Todas as medidas de contingência já foram tomadas”, disseram em nota.

Em 2007, um acidente de grandes proporções atingiu a Linha 4-Amarela. Na época, houve um desmoronamento no canteiro de obras, que provocou a abertura de uma cratera de 80 metros de diâmetro às margens da Marginal Pinheiros, na zona oeste da capital. Sete pessoas morreram soterradas.

No último ano, uma passarela montada ao lado da ponte estaiada, que abriga plataformas da estação da Linha 5-Lilás, desabou no Rio Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. A estrutura fazia parte das obras de ampliação da estação Santo Amaro. Duas pessoas tiveram ferimentos leves e receberam atendimento no local.

Metrópoles  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf