Por que mostrar imagens do assassinato do jovem congolês

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

As imagens que registram a violência e a crueldade contra o congolês Moïse Kabagambe voltaram a provocar um tipo de discussão compreensível sobre a necessidade, ou não, de exibi-las. As cenas são tão chocantes que, de fato, podem provocar mal-estar em quem as assiste.

As imagens enviadas à imprensa pela Polícia Civil mostram ao menos 20 minutos de agressões —foram desferidas 11 pauladas enquanto a vítima estava em luta corporal com os agressores e outras 15 quando ele já estava imóvel no chão.

O interesse jornalístico do material audiovisual é indiscutível. Só vendo as imagens é possível entender claramente a violência que o imigrante sofreu. Por este motivo, o UOL publicou uma versão editada (com 1:35 min) e um alerta ao espectador: “Atenção: imagens fortes”.

Outros veículos tomaram medidas semelhantes e também se preocuparam em alertar os espectadores. Mas será que este aviso é suficiente?

Entendo que, para muita gente, não seja necessário ver o vídeo. É possível ter uma boa ideia do que aconteceu apenas lendo a descrição mais geral do que ocorreu. E também é desnecessário ver as imagens do espancamento para saber que o episódio não é isolado e se enquadra numa situação maior, de racismo, desrespeito com imigrantes, sentimento de impunidade e desvalorização da vida.

Infelizmente, porém, nem todo mundo tem conhecimento deste estado de coisas no Brasil. Essas pessoas precisam ver as imagens. O choque que as cenas produzem, de alguma forma, pode ser educativo.

Uol

 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf