PT e PSB chegam a um acordo sobre o governo paulista

Todos os posts, Últimas notícias

 Foto: Regis Filho/Valor

Ex-governador de São Paulo e pré-candidato ao governo paulista pelo PSB, Márcio França (PSB) reafirmou nessa segunda-feira (14) que PT e PSB devem ter uma candidatura única na disputa no Estado, mesmo que os dois partidos não formem a federação no plano nacional. As duas legendas trabalham agora para tentar atrair o Psol, que lançou a pré-candidatura de Guilherme Boulos.

Nos últimos dias, lideranças do PT e PSB avançaram nas negociações sobre a aliança nacional e em São Paulo. No domingo (13), França reuniu-se com o ex-governador Geraldo Alckmin, que deve se filiar em março ao PSB para ser vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial. Na sexta (11), Alckmin, Lula e o ex-prefeito Fernando Haddad – pré-candidato do PT em São Paulo – jantaram na capital paulista para azeitar os acordos nacional e estadual.

Depois da nova rodada de encontros, França voltou a dizer que negocia a união entre PT e PSB para disputarem juntos em São Paulo. “Trabalho para uma candidatura única; é o ideal”, afirmou o ex-governador do PSB, sobre o cenário paulista, em entrevista à rádio CBN.

Segundo França, o acordo sobre a candidatura única em São Paulo foi selado em 20 de dezembro, um dia depois do jantar promovido pelo grupo Perrogativas, de juristas, que marcou o primeiro encontro público entre Lula e Alckmin. O acerto se deu em reunião entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; Lula; Haddad; o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); e o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Os dirigentes combinaram que onde o PSB for governo, deverá receber apoio do PT – Pernambuco, Espírito Santo e Maranhão. Já o PSB deve apoiar o PT na Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí, onde os petistas comandam. Nos outros Estados, como São Paulo, prevalecerá o acordo baseado em pesquisas eleitorais.

“É uma coisa justa porque coloca todo mundo em condição de igualdade”, disse França, na entrevista à TV BandNews. Em São Paulo, o ex-governador defendeu que os dois partidos façam pesquisas internas em maio e junho para definir qual candidato tem melhores condições: ele ou Haddad. No levantamento mais recente do Datafolha, de dezembro, o petista aparece na liderança. Lula e o PT já declararam que não vão recuar da pré-candidatura de Haddad.

Responsável por indicar Alckmin como vice de Lula, numa chapa tida como improvável, França agora tenta atrair Boulos para a disputa paulista. Segundo o ex-governador, ele, Haddad e Boulos, juntos, teriam a maioria das intenções de voto. No início do mês, Lula e França reuniram-se com o pré-candidato, em encontros separados, para discutir o cenário nacional e de São Paulo. Até o fim do mês, Boulos terá uma nova reunião com o ex-presidente petista para negociar um eventual acordo.

O PT já ofereceu a Boulos apoio para disputar a prefeitura de São Paulo em 2026. Nesta eleição, o partido se comprometeu a ajudá-lo a conquistar uma cadeira para a Câmara, alavancando a bancada federal do Psol. Boulos, no entanto, insiste na pré-candidatura ao governo paulista.

França disse ainda que a indicação de Alckmin como vice de Lula está acertada e que a filiação do ex-governador ao PSB deve ser perto do limite do prazo legal para disputar estas eleições, em 2 de abril. “[Alckmin] é anestesista e acupunturista, ele tem muita paciência. Já fez movimento muito radical, de ser vice de Lula. Ele já esgotou a cota de grandes movimentos surpreendentes”, afirmou o ex-governador do PSB, em entrevista à TV BandNews.

Valor Econômico  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf