Rússia ameaça “reagir” se não houver “acordo” com os EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Governo da Rússia/Divulgação

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia indicou nesta quinta-feira, 17, que o país se verá obrigado a reagir, por meio de medidas “técnico-militares”, caso não haja disposição dos Estados Unidos de negociar as garantias de segurança exigidas por Moscou na Europa.

“No caso de ausência de disposição da parte americana de negociar garantias firmes e legalmente vinculantes para assegurar nossa segurança (…) a Rússia se verá obrigada a reagir, também mediante a adoção de medidas de natureza técnico-militar”, informou o ministério russo, três semanas após a rejeição americana ao pacote de exigências russas.

O alerta acontece em meio ao acirramento de tensões entre o país. Enquanto a Rússia afirma ter retirado parte de suas tropas da fronteira com a Ucrânia e da Crimeia, os Estados Unidos e aliados da Otan, principal aliança militar ocidental, dizer estar analisando o movimento contrário, com movimentação de grupos táticos. De acordo com o Ocidente, há cerca de 150.000 soldados em diversas posições em torno de território ucraniano.

No texto, a Rússia acusa os EUA de não darem uma resposta construtiva às suas propostas de segurança, subvertendo sua essência e buscando vantagens para Washington e seus aliados. O documento foi entregue ao embaixador dos EUA em Moscou, John Sullivan, que se deslocou hoje à sede do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O Kremlin é contra a possível adesão de Kiev à aliança militar da Otan e vem alertando que uma confirmação terá consequências graves. Segundo o presidente Vladimir Putin, uma eventual adesão do país vizinho à Otan é uma ameaça não apenas à Rússia, “mas também a todos os países do mundo”. De acordo com ele, uma Ucrânia próxima ao Ocidente pode ocasionar uma guerra para recuperar a Crimeia – território anexado pelo governo russo em 2014 –, levando a um conflito armado.

A aliança, por sua vez, afirma que “a relação com a Ucrânia será decidida pelos 30 aliados e pela própria Ucrânia, mais ninguém” e acusa a Rússia de enviar tanques, artilharia e soldados à fronteira para preparar um ataque.

“Declaramos que a parte americana não deu uma resposta construtiva aos elementos básicos do projeto de tratado com os Estados Unidos elaborado pelo lado russo sobre garantias de segurança”, diz o texto da carta.

Moscou admite estar disposta a iniciar um diálogo sobre controle de armas e redução de riscos militares, mas enfatiza que prefere encontrar uma “solução integral” para as questões de segurança que levanta.

“Mais uma vez, chamamos a atenção da parte americana para o fato de que a Rússia, nos documentos sobre garantias de segurança que apresentou, se propôs a seguir o caminho de uma solução integral de longo prazo para a situação inaceitável que está se desenvolvendo no espaço euro-atlântico”, ressalta a carta.

Para remediar esta situação, a Rússia propõe a criação de uma base estável para a arquitetura de segurança na forma de um acordo com a Otan no qual constate sua recusa em tomar outras medidas que prejudiquem a segurança da Rússia.

Isso continua sendo uma prioridade para a Rússia, salienta Moscou na carta aos EUA, na qual reitera que não tem planos de invadir a Ucrânia e “nunca teve”.

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf