Saiba como aumentar a eficácia de sua máscara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Getty Images

O uso de máscaras é uma das principais estratégias de prevenção ao contágio pela Covid-19. O ajuste adequado requer a cobertura total do nariz e da boca para a maior eficácia da proteção facial.

As peças são produzidas em diferentes tamanhos o que leva à busca por ajustes, com o objetivo de conferir um melhor encaixe junto ao rosto. Entre os truques estão o uso de gaze, amarrar os elásticos junto às orelhas ou colar as bordas da máscara diretamente no rosto com fita adesiva.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Cambridge, da Inglaterra, revelou que o uso de fita de primeiros socorros e meias de nylon melhoraram significativamente os ajustes das máscaras. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico Plos One.

A pandemia de Covid-19 popularizou o uso de máscaras que, até o início de 2020, permanecia restrito aos ambientes hospitalares e laboratoriais em boa parte do mundo.

No momento em que a variante Ômicron, altamente transmissível, se torna predominante no mundo, especialistas recomendam a utilização de máscaras mais eficazes para barrar a transmissão do novo coronavírus.

No estudo, os pesquisadores da Universidade de Cambridge testaram truques diferentes para reforçar os ajustes da proteção facial, incluindo:

Selar as bordas com fita adesiva;
Preencher as lacunas com gaze de primeiros socorros;
Prender a máscara no rosto com gaze (como uma múmia);
Pressionar a máscara no rosto com meia-calça;
Dar nós em volta das orelhas
Usar elásticos para criar uma espécie de braçadeira.

Foram testados dois tipos de máscaras: KN95 e cirúrgicas. Para os dois tipos de proteção, as meias e as fitas adesivas foram as estratégias mais eficazes para melhorar o ajuste, embora houvesse variações significativas entre os participantes.

As meias ajudaram a produzir um ajuste apertado, mas os participantes relataram desconforto. Embora a fita não tenha causado nenhum desconforto ao usar a máscara, o incômodo surgiu no momento da retirada da peça.

Segundo a pesquisadora do Departamento de Engenharia de Cambridge, Eugenia O’Kelly, primeira autora do artigo, o desconforto se mostrou um grande problema para a maior parte dos ajustes.

“Os elásticos, por exemplo, tendiam a fazer uma pressão dolorosa nas orelhas e no rosto, a ponto de dificultar a circulação para os ouvidos. No entanto, usar um truque eficaz, mas desconfortável, pode fazer sentido em algumas situações de alto risco, onde o desconforto vale a pena pela proteção adicional, mas seria mais difícil usar esses ajustes dia após dia”, afirmou Eugenia, em um comunicado.

Segundo o estudo, grande parte dos hospitais e instituições de saúde fornecem máscaras cirúrgicas e KN95 em vários tamanhos, e as equipes realizam rotinas de “verificação de ajuste” antes de iniciar o trabalho para garantir que as máscaras estejam devidamente ajustadas.

No entanto, em alguns casos, apenas alguns tamanhos estão disponíveis e, portanto, os indivíduos usaram diferentes técnicas para melhorar o ajuste. “Vimos muitas evidências de pessoas usando ajustes em suas máscaras para melhor adequação ao formato do rosto, mas queríamos validar se algum desses truques realmente funciona, já que muito pouca pesquisa foi feita nessa área”, disse Eugenia.

Os cientistas realizaram testes de ajuste qualitativos e quantitativos, com e sem as técnicas de ajuste, em quatro participantes, a fim de testar a eficácia.

O teste qualitativo geralmente é medido por meio da pulverização de um composto aromatizado. No teste, o usuário é questionado se pode sentir a essência do composto enquanto usa a máscara. No teste quantitativo, que é muito mais preciso, são medidas as concentrações de partículas dentro e fora da máscara.

“Esperamos que esses resultados possam ser usados no design de futuras máscaras, a fim de garantir que elas sejam o mais justas possível ao rosto, para o maior número possível de usuários, sem deixá-las desconfortáveis”, disse a pesquisadora.

CNN Brasil

Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf