Senador tucano acusa Doria de fraudar prévias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mastrangelo Reino/Folhapress

O senador tucano José Aníbal (SP) acusa o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi, de “tentar credenciar de forma fraudulenta 92 prefeitos e vices” na prévia presidencial vencida por João Doria. “É como ele ‘entende’ democracia”, diz Aníbal, que chama Vinholi de “operador de Doria”.

O petardo veio após o dirigente ter criticado, ao Painel, a defesa feita pelo senador da pré-candidatura de Simone Tebet (MDB) e cobrado dele compromisso com a democracia. O bate-boca marca uma escalada na crise tucana.

“Não é ser contrário ao Doria, mas à decisão democrática do PSDB. Compromisso com a democracia deve começar dentro de casa”, disse Vinholi ao Painel.

Em sua resposta, Aníbal faz referência à acusação de que o diretório comandado por Vinholi teria fraudado as datas de filiações de prefeitos e vices para aumentar o apoio a Doria nas prévias, o que resultou na exclusão de 92 tucanos do processo.

Aníbal, à época presidente da comissão de prévias, optou por retirar o termo “fraude” do documento que determinava a exclusão. A atual mudança de tom reflete o desgaste nas relações internas da sigla.

Em entrevista recente ao jornal O Globo, Aníbal disse que Doria “tem um grau de resistência, de rejeição que não é pequeno, muito superior à intenção de voto que ele tem, que permanece estável”.

O senador também apontou dificuldade de Doria em unir o partido após a divisão nas prévias, e mencionou que o governador de SP pretende iniciar sua campanha pelo Vale do Jequitinhonha, em MG, ignorando Aécio Neves (PSDB-MG), que é seu desafeto, como revelou o Painel.

“Então, ele começa dividindo. A primeira coisa a ser feita por quem ganha uma indicação a presidente é unificar o partido. E essa responsabilidade é dele”, disse Aníbal a O Globo.

Folha  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf