Ucrânia denuncia Rússia na Onu

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Após negar encontro com a Rússia em Belarus, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o país entrou com uma ação contra os invasores no Tribunal Internacional de Justiça da ONU, em Haia. Neste domingo (27/2), as tropas russas entraram na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv. Além disso, mísseis balísticos atingem refinaria e gasoduto em território ucraniano.

O governo russo afirmou que uma delegação teria sido enviada a Belarus para discutir termos de um acordo de paz com a Ucrânia. Os ucranianos, entretanto, alegaram que as ofertas foram declinadas “categoricamente”. Depois disso, Zelensky divulgou a mensagem no Twitter.

“A Ucrânia entrou oficialmente com uma ação contra a Rússia no Tribunal Internacional de Justiça da ONU, em Haia. Exigimos que a Rússia seja responsabilizada por distorcer o conceito de genocídio para justificar a agressão”, escreveu o presidente ucraniano.

Zelensky também solicitou que o órgão marque uma conversa entre as partes. “Pedimos ao tribunal que ordene imediatamente à Rússia que cesse as hostilidades e agende uma audiência na próxima semana”, escreveu.

Em outro tuíte, o presidente ucraniano usou palavras mais fortes e pontuou que a Rússia deve ser responsabilizada “por manipular a noção de genocídio para justificar a agressão”.

“Solicitamos uma decisão urgente ordenando que a Rússia cesse a atividade militar agora e esperamos que os julgamentos comecem na próxima semana”, assinalou Zelensky.

Os ucranianos dizem que o oferecimento de conversa em Belarus por parte dos russos é “apenas propaganda”.

“É óbvio que isto é apenas propaganda. É esse comportamento russo que está provocando o mundo a cortar a Rússia do mercado global. Verdadeiras negociações devem ser honestas, com ambas as partes de acordo, e sem nenhuma operação especial de propaganda em Gomel ou Minsk”, frisou Mykhailo Podolyak, conselheiro de Zelensky.

Belarus, que era parte da ex-União Soviética, é um aliado importante da Rússia. Autoridades ucranianas acreditam que o país tenha sido usado para a invasão, uma vez que um contingente militar russo se posicionou no território bielorrusso semanas antes do início da guerra para um exercício.

Zelensky afirma que a Ucrânia já ofereceu iniciar negociações em Varsóvia, na Polônia; Istambul, na Turquia; ou em Baku, no Azerbaijão. “Nessas ou em qualquer outra cidade onde mísseis não estejam sendo lançados contra a Ucrânia”, finalizou.

Metrópoles