ACM Neto acena a Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O pré-candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) disse nesta quinta-feira que não é adversário de Lula, apesar do histórico de oposição aos governos petistas. Em evento para selar aliança com o vice-governador, João Leão (PP), que se lançou pré-candidato ao Senado, o ex-prefeito ressaltou que “o eleitor não quer ver seu candidato a governador em rixa com o candidato a presidente”.

“Eu não sou adversário de Lula. Lula é candidato à Presidência, eu sou candidato ao governo do estado. Meus oponentes são candidatos ao governo da Bahia. O eleitor não quer ver seu candidato a governador em rixa com o candidato a presidente”, disse em coletiva de imprensa durante o anúncio da aliança com o Progressistas.

Antes ferrenho opositor de Lula e dos governos do PT, ACM Neto aposta agora, veladamente, na estratégia do voto “LulaNeto”, em uma tentativa de vencer a disputa pelo Palácio de Ondina ainda no primeiro turno. Dirigentes do PT nacional chegaram a sondar o ex-prefeito de Salvador em busca de um entendimento após a desistência do ex-governador Jaques Wagner de tentar outro mandato, mas as conversas não avançaram.

Na semana passada, o PP deixou a base do governador Rui Costa para se aliar com ACM, após 14 anos de aliança com PT, que há 16 governa o estado.

Aliados de Neto veem o ingresso do PP na chapa como forma de atingir três objetivos: suprir a vaga ao Senado; desidratar a coligação petista, agora restrita a partidos de esquerda e ao PSD, do senador Otto Alencar; e incentivar uma migração, ainda que minoritária, do eleitorado de Lula para o candidato do União Brasil, a despeito de o PT ter ter candidatura própria.

Após o impasse iniciado pela desistência do senador Jaques Wagner (BA), o PT definiu lançar o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, para disputar a sucessão de Costa no Palácio de Ondina.

O Globo