Alckmin no PSB reflete deslocamento do partido ao centro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

A filiação de Geraldo Alckmin ao PSB é parte de um pacote que inclui uma mudança profunda no partido, que quer passar a ser visto como uma legenda próxima do centro, embora traga a palavra “socialista” no nome.

No mês que vem, a sigla realizará em Brasília um congresso em que deve aprovar um novo programa partidário.

“A ideia é que o partido fique mais parecido com a social-democracia europeia e menos preso a conceitos como a estatização dos meios de produção”, diz o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Segundo ele, já ficou demonstrado em diversos países do mundo que quem melhor combate o extremismo ideológico são os centristas. “Será um partido que toca na questão nacional, com muita ênfase na distribuição de renda”, afirma Dino.

O congresso terá como lema o “socialismo criativo”, mais conectado com novos temas, como a economia criativa, formas inovadoras de comunicação e o meio ambiente.

A própria chegada ao partido de Alckmin é parte desse processo de arejamento. “É o resgate da tese da frente ampla, que expressa o campo da Constituição de 1988 e une a centro-esquerda e a centro-direita, representada pelo Alckmin”, diz o governador.

Segundo Márcio França, ex-governador de São Paulo, Alckmin vai se sentir “totalmente à vontade” no novo PSB. Uma das mudanças a serem anunciadas é a defesa pelo partido da implantação do parlamentarismo, sistema que historicamente é associado ao PSDB, de onde o ex-governador acaba de sair.

Folha de SP