Alckmin pode trocar o PSB pelo PV

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Depois do PSB sinalizar a desistência de uma federação com o PT, o ex-governador Geraldo Alckmin se reuniu nesta sexta-feira com a cúpula do PV em São Paulo. Alckmin esteve com o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, e com outros dirigentes da sigla no estado.

Recuo: PSB encerra negociação de federação com o PT, que deve fechar acordo com PCdoB e PV

Penna acredita que aumentou a possibilidade da filiação do ex-governador ao partido.

— O Alckmin disse que jantou com o apresentador Luciano Huck e que este defendeu sua filiação ao PV. É um cabo eleitoral importante. Estamos no páreo — disse Penna ao GLOBO.

Alckmin tem dito a aliados que daria preferência para um partido que estivesse na base de apoio a Lula. Nesse sentido, o PV sempre apareceu como um plano B, sobretudo após a sigla fechar uma federação com PT e PCdoB.

Na segunda-feira, Alckmin havia praticamente selado sua filiação ao PSB após um encontro com Carlos Siqueira, presidente nacional da sigla, com o ex-governador Márcio França, o prefeito de Recife, João Campos, e Jonas Donizette, presidente do partido em São Paulo.

No entanto, o vazamento da realização da reunião antes de seu fim deixou Alckmin incomodado. Acostumado a ser discreto em seus movimentos, o ex-governador também não gostou da declaração do presidente do PSB de que faltava só marcar a data de filiação para o seu ingresso na sigla.

O desconforto foi a tal ponto que Alckmin fez questão de fazer uma postagem nas redes sociais para deixar claro de que as conversas com o PSB tinham avançado, mas que o anúncio de sua decisão seria feito na semana que vem. No texto, o ex-governador disse que ainda mantém conversas com outros partidos que defendem a democracia.

“Sigo conversando com outros partidos que buscam uma unidade de ação em defesa da democracia e de melhores condições de vida para o nosso povo”, escreveu o ex-governador, que tem se referido à aliança com Lula como uma espécie de única via – ele nunca acreditou numa alternativa que quebrasse a polarização.

A interlocutores, Alckmin tem dito que as forças democráticas precisam se unir para que o país possa voltar a crescer, gerar emprego e renda.

O Globo