Bolsonaro maltrata outro seguidor no “cercadinho”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se irritou, nesta quinta-feira (31/3), com solicitação feita por um apoiador no “cercadinho” do Palácio da Alvorada. O pedido do homem está relacionado ao caminhoneiro Zé Trovão, mas não é possível especificar exatamente de que se trata.

“Não vou discutir esse assunto aqui. Não tenho que discutir esse assunto. Entendeu o recado? Não vou discutir esse assunto aqui. Você entendeu esse recado?”, diz Bolsonaro em vídeo divulgado em um canal simpático ao presidente, no YouTube.

Ainda irritado, o mandatário continuou: “Vim para conversar com a população. Não vim tratar de política aqui, nem de questões nacionais. Se não sou eu, esse Brasil estaria uma desgraça”.

Não é a primeira vez que Bolsonaro se enerva com demandas apresentadas por apoiadores. No último dia 14, ele ameaçou deixar o espaço franqueado diariamente a apoiadores, em razão da enxurrada de pedidos de causas pessoais.

A declaração do apoiador, nesta quinta-feira (31/3), faz referência ao caminhoneiro Marcos Gomes, conhecido como Zé Trovão. Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a prisão domiciliar do caminhoneiro. O líder bolsonarista cumpria prisão domiciliar desde dezembro de 2021, com uso de tornozeleira eletrônica, que foi mantida na decisão de Moraes.

A determinação do ministro atendeu a um pedido da defesa de Zé Trovão, que segue alvo do STF no Inquérito dos Atos Antidemocráticos.

Embora esteja livre da prisão domiciliar, o caminhoneiro também fica submetido a restrições de uso das redes sociais e impedido de se comunicar com os demais investigados.

Zé Trovão foi preso no dia 26 de outubro de 2021, quando se entregou à Polícia Federal em Joinville (SC), após passar algumas semanas foragido no México. Ele teve a prisão decretada pelo próprio Moraes por ter encabeçado a mobilização em torno de pautas antidemocráticas às vésperas do feriado de 7 de setembro, quando milhares de bolsonaristas foram às ruas e pediram o fechamento do STF – entre eles, o próprio presidente Bolsonaro.

Em dezembro, Moraes concedeu a Zé Trovão a prisão domiciliar. A decisão foi tomada no Inquérito nº 4.879, que corre em sigilo.

Metrópoles