Bolsonaro prepara nomeação de novo ministro da Defesa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo / 25/08/2021

Por trás da indicação de que terá o general Walter Braga Netto como vice em sua chapa, o presidente Jair Bolsonaro avalia outra mudança considerada estratégica dentro do governo: o comando do Exército. No xadrez político em discussão no Palácio do Planalto, o atual chefe da Força, Paulo Sérgio Nogueira Oliveira, deve ser promovido a ministro da Defesa, abrindo a disputa por sua vaga.

O mais cotado para ocupar o posto é o general Marco Antonio Freire Gomes, como revelou o colunista do GLOBO Lauro Jardim no domingo. O general é o atual Comandante de Operações Terrestres e considerado linha-dura entre integrantes da tropa. Num sinal de prestígio, ele viajou com o presidente na comitiva que foi à Rússia e à Hungria no mês passado.

Caso Freire Gomes seja mesmo o escolhido, será a segunda vez que Bolsonaro vai ignorar a ordem de antiguidade na escolha do comandante, a exemplo do que fez ao nomear Paulo Sérgio, em março do ano passado. Entenda, em reportagem exclusiva para assinantes, como a possibilidade de Bolsonaro realizar a terceira troca no comando do Exército em três anos de governo repercutiu internamente, segundo generais ouvidos pelo GLOBO. Saiba qual a avaliação sobre Paulo Sérgio e como é visto o nome de Freire Gomes.

O Globo