Bolsonaros retomam fake news de Collor contra Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Após a divulgação de um vídeo promocional em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece agradecendo o apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e prometendo que a organização não será “apenas coadjuvante” e sim “sujeito da história”, os filhos do presidente Jair Bolsonaro usaram as redes sociais para associar Lula a invasão de residências. Essa não é a primeira vez que essa associação vem à tona. Várias vezes, em ano eleitoral, os adversários do PT afirmam que o governo vai liberar as invasões a imóveis, como o MTST. No entanto, os governos do PT nunca estimularam qualquer tipo de invasão, e o Movimento dos Trabalhadores dos Sem Teto só ocupa imóveis abandonados e sem uso, em protesto por uma política de moradia para toda a população.

Pelo Twitter, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) postou um vídeo com imagens de um escracho, forma de protesto com pichações, feito na última terça-feira à sede da secretaria do deputado federal General Girão (União Brasil-RN) por membros do MST, em Natal (RN).
Ainda que o vídeo de Lula mencionasse o MTST, Eduardo divulgou um vídeo editado que unia a fala do ex-presidente com as imagens do protesto do MST no gabinete de Girão. Na publicação, Eduardo diz: “Este é o tipo de gente que terá protagonismo num eventual governo do presidiário.”

O senador Flávio Bolsonaro também usou as redes sociais para falar sobre o apoio de Lula ao movimento social. Pelo twitter, Flávio afirmou que “O ladrão de nove dedos vai tirar sua arma, sua casa e sua liberdade”.

O vereador Carlos Bolsonaro, também se juntou aos irmãos e ironizou ”Aproximação inédita seria a carteira de trabalho e o líder do MTST!”.

O próprio presidente Jair Bolsonaro, mencionou a aproximação de Lula com o movimento social em sua live semanal. Em sua transmissão, o presidente afirmou que trabalhou em três frentes para coibir o avanço do MTST: “tirar dinheiro de ONGs (Organizações Não Governamentais)”, ampliar a posse de armas no Brasil e “titulação de terras”. Bolsonaro, no entanto também se confundiu em momentos da live ao mencionar “invasões” de fazendas. O MTST não atua em áreas rurais, mas sim urbanas. O líder do MTST, Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL ao governo de São Paulo disse que vai processar o presidente por “espalhar a velha fake news de invasão de casa”.

Ontem, Boulos rebateu as críticas feitas pelos filhos do presidente sobre uma possível participação do movimento social em um eventual governo Lula. 

O perfil oficial do MTST se posicionou através das redes ironizando os ataques bolsonaristas e afirmando que “gente da direitaChapeu deu um piti”.

O Globo