É enorme o prejuízo de Bolsonaro com bloqueio do Telegram

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima

O presidente Jair Bolsonaro (PL) será o pré-candidato à Presidência que mais vai perder acesso de seguidores com a decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) de suspender o aplicativo de mensagens Telegram no Brasil. Hoje, o presidente tem 1.092.248 de assinantes na plataforma. Lá, assim como nas demais redes, é o mais popular dos nomes na corrida pelo Palácio do Planalto.

O ex-presidente Lula (PT), apesar de ser o menos rejeitado nas pesquisas de intenção de voto, conta com 48.800 seguidores. No aplicativo, além de divulgar conteúdos variados, como entrevistas e críticas a Bolsonaro, o petista adotou um tom mais descontraído. Passou a compartilhar, por exemplo, pacotes de figurinhas com assuntos da vez.

Os principais nomes da chamada 3ª via também perderão acessos, mas nada comparado a Bolsonaro. O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, que tem investido pesado em estratégia digital, acumula 19.287 seguidores no Telegram. Mais que seu principal rival atualmente, o pré-candidato do Podemos, Sergio Moro, com 5.361 seguidores.

O diretor-adjunto da Bites, empresa que monitora redes sociais, André Eler, chama atenção para o fato de que o aplicativo de mensagem não é a principal plataforma de comunicação de nenhum político brasileiro. “Os pré-candidatos falam com muito mais gente no Instagram, no Twitter, no Facebook. Mesmo no Facebook, que é uma rede que vem caindo nos últimos tempos, ainda é onde eles tem uma base de seguidores muito maior”, explica.

Apesar disso, Eler afirma que a suspensão do Telegram atinge principalmente Bolsonaro e lideranças bolsonaristas. A plataforma tem grande apelo no meio de aliados do presidente por ser considerada “livre de censura”.

“O Telegram é usado principalmente pelo bolsonarismo para alimentar a militância e isso é impactado agora com a determinação de Mares. Mas a gente não imagina que o impacto seja definitivo sobre a campanha, porque Bolsonaro, e os candidatos no geral, devem conseguir alimentar a militância usando outros aplicativos. O WhatsApp, por exemplo, não tem a possibilidade de comunicação com tanta gente como o Telegram, mas ainda possibilita alternativas.”

Alexandre de Moraes atendeu a um pedido da Polícia Federal ao determinar o bloqueio do Telegram. A ordem do ministro ocorreu por descumprimento de decisão judicial. Eis a íntegra (217 KB). Até a publicação desta reportagem o aplicativo ainda estava no ar.

Pessoas físicas e jurídicas que burlarem o bloqueio podem ser multadas em R$ 100 mil por dia. “As pessoas naturais e jurídicas que incorrerem em condutas no sentido de utilização de subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo Telegram estarão sujeitas às sanções civis e criminais, na forma da lei, além de multa diária de R$ 100.000,00”, diz trecho da decisão.

Poder 360