Ex-chanceler petista condena Rússia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: UFBA/Divulgação

Os horrores da guerra na Ucrânia e as ações e a solidariedade internacional ao país invadido levaram o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, e principal conselheiro de Lula, Celso Amorim, a condenar o que fez a Rússia de Vladimir Putin.

“Sou contra o uso unilateral da força. Não posso condenar a invasão do Iraque pelos Estados Unidos e aceitar outra invasão”, ele disse. “A ideia básica da ONU é que a guerra não pode ser a maneira de buscar mudança nas relações internacionais”.

Para Amorim, as preocupações da Rússia com relação à expansão da Otan e a segurança de comunidades pró-Moscou na Ucrânia são legítimas, mas não podem ser usadas como argumento para apoiar a guerra. Sobre Putin, comentou:

“Sempre o admirei como um grande jogador de xadrez. Mas uma coisa que não se pode permitir é se deixar levar pela emoção. No caso da Ucrânia, a emoção pesou um pouco”.

No início da guerra, a bancada de senadores do PT postou nas redes sociais uma nota de solidariedade à Rússia, apagada depois.

Metrópoles