Ex-PGR tenta encerrar investigação sobre plano de matar Gilmar Mendes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-procurador geral da República Rodrigo Janot recorreu à 2a Turma do Supremo Tribunal Federal para tentar arquivar a investigação sobre o dia em que teria entrado na Corte armado com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes.

Janot vem colhendo seguidas derrotas sobre o assunto no STF. No mês passado, o ministro Kassio Nunes Marques rejeitou o mesmo pedido —que agora será julgado no colegiado.

Além do próprio Gilmar Mendes, que pode se jugar impedido, fazem parte da 2a Turma os ministros Ricardo Lewandowski, André Mendonça e Edson Fachin.

O próprio Janot confessou o episódio em entrevista que deu aos jornalistas Jailton de Carvalho e Guilherme Evelin para o livro “Nada Menos Que Tudo”. “Não ia ser ameaça não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele [Gilmar] e depois me suicidar”, disse Janot aos jornalistas em 2019.

O colecionador Orlandi Momesso e o diretor artístico do Masp, Adriano Pedrosa, participaram do bate-papo sobre obra do pintor José Antonio da Silva que ocorreu na quinta-feira (24), no museu. A diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa, também compareceu ao evento, que marcou o lançamento do livro “Silva: Um Gênio da Coleção Orandi Momesso”. O artista Claudio Tozzi também passou por lá.

Folha