Gilmar diz que Moro voltará “ao nada”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, disse que um dos legados do presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do governo foi ter nomeado Sergio Moro (Podemos) para o Ministério da Justiça e “depois tê-lo devolvido para o nada”. O magistrado deu a declaração em entrevista ao portal Bloomberg Línea, publicada nesta 3ª feira (22.mar.2022).

Segundo Gilmar, a fala foi feita diretamente ao presidente, que relatou ao ministro que a nomeação de Moro teria sido um erro.

Decano do STF, Gilmar Mendes fez outras críticas a Moro. Comentando a trajetória do ex-juiz, disse ser uma “pena em si mesmo” a decisão de se lançar candidato ao Planalto. “Acho que a viagem do Moro, sai de Curitiba, se torna ministro da Justiça, depois é demitido do governo Bolsonaro e volta pra essa confusão, para essa barafunda em que ele se meteu –vai prestar serviço para um empresa americana que é beneficiária das suas próprias decisões–, depois decide ser candidato, já é uma pena em si mesmo”.

Gilmar afirmou que as candidaturas de Moro e do ex-coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol (Podemos), indicariam que havia um “intuito político e político-partidário” anterior.

“Não preciso descer a detalhes, mas a tal fundação Dallagnol, que teria R$ 2 bilhões ou 3 bilhões da Petrobras para fazer campanhas de combate à corrupção, estaria derramando hoje dinheiro nas campanhas eleitorais desses candidatos”, disse o ministro. “Muito provavelmente, foi pensado para isso”.

O magistrado declarou que nomes vindos do sistema de Justiça “não têm tido muito sucesso” na política. “Fazem um mandato e depois já não conseguem mais”.

O ministro também falou sobre o legado da Lava Jato. Disse que é preciso continuar ativo no combate à corrupção, e que a operação de Curitiba não foi a 1ª e nem será a última a fazer esse enfrentamento.

“Mas tenho a impressão que as ações espetaculares que se fazem em nome do combate à corrupção, ou em nome do combate à criminalidade em geral, têm que ser reduzidas a determinados termos”. Segundo Gilmar Mendes, esse forma de agir compromete a própria seriedade da investigação e acaba não levando a “bons resultados”.

O ministro afirmou que a Lava Jato deixa um aprendizado de como não fazer determinadas coisas, como o diálogo entre Moro e procuradores, revelado pela Vaza Jato. Ele disse que os processos e decisões anuladas nas cortes superiores se devem a “quem fez mal feito”.

“Todas essas nulidades que acabam por ser verificadas têm consequências. E aí se diz ‘ah, o tribunal agora anulou todo um trabalho’. Quem anulou trabalho foi quem fez mal feito! Por isso é preciso ter cuidado. Os delegados têm que ter cuidado, os promotores e os juízes têm que ter cuidado. Isso tudo recomenda cuidado”.

Em seu perfil no Twitter, Moro respondeu às afirmações de Gilmar Mendes. Disse que são “descabidos ataques”, e declarou que talvez a “única forma” de escapar das “ofensas” seria praticar um crime de corrupção.

Poder 360