Ideólogo do Plano Real vai se reunir com liderança petista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Um dos pais do Plano Real, o economista Pérsio Arida se reuniu na semana passada com o presidente da Fundação Perseu Abramo, o braço acadêmico do PT, Aloizio Mercadante. Na eleição de 2018, Arida coordenou o programa econômico do então candidato a presidente pelo PSDB, Geraldo Alckmin, que na semana passada se filiou ao PSB para ser vice do petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Mercadante deve coordenar o programa de governo da candidatura petista na disputa deste ano. A informação sobre o encontro foi revelada pela agência “Brasil Alta Frequência”.

— Conversamos, tivemos um diálogo sobre a conjuntura e os desafios, há disposição e interesse em aprofundar as discussões, mas não há necessariamente compromisso com o programa de governo — afirmou Mercadante.

De acordo com o petista, houve “uma discussão aberta, sobre alguns temas e que pretendemos aprofundar”.

— Ele foi o coordenador do programa de Alckmin, mas não há compromisso com o programa ou candidatura da parte dele.

Mercadante e Arida fizeram graduação juntos na USP nos anos 1970.

— Como é público seguimos trajetórias distintas, mas tenho apreço e respeito por ele.

Um dos idealizadores do Plano Real, Arida presidiu o BNDES durante o governo Itamar Franco e o Banco Central no início da gestão de Fernando Henrique Cardoso. Na campanha presidencial de 1994, o PT fez ataques duros à implantação do Real.

— O diálogo, as discussões, o debate sobre a conjuntura e políticas públicas não podem continuar interditadas no país. O amplo campo democrático precisa voltar a debater e buscar convergir, mesmo com as diferenças que historicamente nunca foram pequenas — justificou Mercadante.

O Globo