Líder da bancada da Bíblia ataca Lula e a esquerda

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima

O deputado e líder da bancada evangélica na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que “o PT foi desmascarado ao longo do seu governo” e não “enganará” os evangélicos nas eleições de 2022. Em entrevista ao Poder360, o deputado afirmou que segmento é “70% pró-Bolsonaro”

“A dificuldade que o ex-presidente Lula terá com o segmento evangélico será enorme por conta de que na 1ª eleição do presidente Lula, lá em 2002, ele teve todo o apoio de segmento, mas quando vieram a governar eles fizeram um governo altamente ideológico de afrontas aos valores cristãos. Ou seja, a esquerda dificilmente enganará ao segmento evangélico”, disse em entrevista gravada na 3ª feira (15.mar.2022).

Segundo Sóstenes, denominações evangélicas de “pouca densidade” podem ter um “viés um pouco de esquerda”, mas representam quantidade “ínfima” no cenário eleitoral. “Eu entendo que o segmento evangélico ainda é 70% pró-Bolsonaro e o restante subdivide isso aí entre Sérgio Moro e o ex-presidente Lula”, disse.

Para o deputado, Bolsonaro pode perder votos “em pouca quantidade” para Sergio Moro no 1º turno, mas que devem ser recuperados em uma eventual disputa entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) na 2ª etapa.

“Eu já acho que já está claro que o 2º turno dessa eleição será, em caso de confirmação da candidatura do ex-presidente, Lula e Bolsonaro. E aí esse eleitor que vote no 1º turno no Sergio Moro com certeza não voltará no Lula”, afirmou.

Pesquisa PoderData realizada de 13 a 15 de março mostrou que Bolsonaro tem 46% das intenções de voto dos eleitores evangélicos em um 1º turno. Lula (PT), que lidera o cenário entre a população em geral, marca 22% no segmento religioso.

Eleito líder da bancada em fevereiro, Sóstenes afirma que o “histórico recente” das últimas eleições indica que “os institutos de pesquisa têm dificuldade de identificar o voto mais conservador de direita”.

Para as eleições de 2022, declarou que a frente tem a meta de eleger 30% do Congresso com integrantes evangélicos. Para isso, o grupo espera ter a “reciprocidade” do Planalto e receber o apoio de Bolsonaro. Também apostará principalmente em “figuras mais jovens”.

“90% da frente parlamentar evangélica é base de sustentação política no Parlamento. Agora chega a hora da reciprocidade também do presidente para com aqueles colegas que vão disputar a reeleição. Esse é um momento delicado”, disse.

O líder da frente afirmou que o grupo montará uma força-tarefa para impedir a aprovação do projeto que legaliza os jogos de azar no Senado. Ele afirma que o texto passou com margem pequena de votos na Câmara, mesmo tendo tido o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

“Se ele [Lira] de maneira remota não conseguiu 257 para aprovar o projeto, menos ainda vai conseguir para derrubar o veto. Na verdade, foi uma vitória dos que defendem a legalização dos jogos, mas foi uma vitória com sabor de derrota. Nós perdemos com um sabor de vitória”, declarou.

Segundo ele, o momento no Congresso é de priorizar propostas econômicas que combatam os efeitos da pandemia. “Entendo que a pauta de costumes deve ser deixada neste momento em um 2º plano. No momento oportuno, a gente pautar.”

As prioridades da bancada incluem o Estatuto da Família, o Estatuto do Nascituro e mudanças no entendimento do STF que tipificou o crime de homofobia da mesma forma que o de racismo. O deputado criticou o Judiciário por “usurpar competências” em relação à pauta de costumes.

“Entendo que institucionalmente nós estamos vivendo uma deformidade democrática. Um poder que está sobrepujando sobre os demais. O poder Judiciário está exagerando, usurpando competência, em especial na figura do Supremo Tribunal Federal. A gente precisa em algum momento parar com essas questões por que isso não faz bem a democracia”, disse.

Poder 360