Lula: ‘Bolsonaro e Temer fecharam fábricas de fertilizantes brasileiras’

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O ex-presidente Lula (PT) criticou nesta sexta-feira (4/3) os governos de Michel Temer (MDB) e de Jair Bolsonaro (PL) pelo fechamento de fábricas de fertilizantes no país. A fala foi publicada no perfil do Twitter do petista em resposta à publicação do site Brasil247. Na notícia, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmava que “o Brasil errou” ao fechar fábricas de fertilizantes da Petrobras.

Para Lula, “foram os governos de Temer e Bolsonaro que erraram, não o Brasil, fechando fábricas de fertilizantes na Bahia, em Sergipe e no Paraná”. A fala ocorre em um momento de incerteza quando à oferta de fertilizantes para a agricultura Brasileira. Cerca de 25% do produto utilizado no país é importado da Rússia e de Belarus. Com a guerra na Ucrânia, não há como transportar os fertilizantes, o que pode prejudicar a safra brasileira no médio e longo prazos.

A produção de fertilizantes pela Petrobras foi paralisada após a crise de 2014, quando a estatal decidiu fechar suas fábricas ativas e tentar vendê-las.

De acordo com Lula, Temer e Bolsonaro “também abandonaram a construção de novas fábricas de fertilizantes em Minas e no Mato Grosso do Sul. O governo atual aprofunda a dependência de derivados de petróleo importados, como fertilizantes e combustíveis, ao mesmo tempo em que destrói empregos desmonta o setor no Brasil”.

Correio Brasiliense