Lula encosta em Bolsonaro entre evangélicos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TOMAS CUESTA/AFP E ISAC NÓBREGA/PR

A pesquisa eleitoral Ipespe deste mês mostra um ligeiro avanço de Lula (PT), líder isolado na intenção de voto geral, entre o eleitorado evangélico. Jair Bolsonaro (PL) perdeu alguns pontos entre esse grupo de eleitores, mas avançou sobre os católicos.

De acordo com a pesquisa, Lula tinha 29% da intenção de voto dos evangélicos no final de fevereiro. Agora, o petista, cuja campanha deve ser adiantada para conter o avanço de Jair Bolsonaro, retornou aos 33%, mesmo patamar atingido no início do mês passado. O atual presidente tem 37%.

Bolsonaro, por sua vez, conseguiu avançar de forma expressiva entre os católicos. Foi de 22% de intenção de voto para 28%. Entre esse eleitorado, o petista tem a preferência de 42% dos entrevistados que seguem essa religião.

A pesquisa eleitoral agrupa as pessoas de outras religiões ou que não souberam ou não quiseram responder qual o seu credo, se ele existe. Entre o grupo que não se diz católico ou evangélico, Lula tem26% da intenção de voto, enquanto Jair Bolsonaro tem 19%. Confira todos os números abaixo:

Intenção de voto dos católicos:

Lula (PT): 42%
Jair Bolsonaro (PL): 28%
Sergio Moro (Podemos): 9%
Ciro Gomes (PDT): 7%
João Doria (PSDB): 3%
Simone Tebet (MDB): 2%
Intenção de voto dos evangélicos:

Jair Bolsonaro (PL): 37%
Lula (PT): 33%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Sergio Moro (Podemos): 6%
João Doria (PSDB): 3%
André Janones (Avante): 1%
A pesquisa eleitoral do Ipespe foi realizada no período de 07 a 09 de março de 2022, com amostra de mil entrevistados. As margens de erro máximo variam por tamanho de segmento, indo de 3.2 pontos percentuais para o total da amostra até aproximadamente 8.2 para o menor segmento de região Centro-Oeste e Norte.

JC